Um jovem de 19 anos foi retirado da água das Piscinas Municipais de Beja, este sábado (1 de Julho), em paragem cardio-respiratória (PCR), tendo sido assistido e salvo por três bombeiros voluntários e uma enfermeira que estavam a gozar a sua folga.
Os três bombeiros, de 25 e 26 anos, que estavam a gozar de uma folga na corporação, disseram á Comunicação Social que foi com os gritos vindos da água e a correria dos nadadores salvadores que perceberam a gravidade da situação e que prontamente correram em auxilio do jovem.
Foi por volta das 19:30 que o jovem de 19 anos, estudante e residente em Queluz (Sintra), foi retirado da água inconsciente e em paragem cardio-respiratória (PCR), em que aparentemente terá saltado para a água numa zona pouco profunda e terá batido com a cabeça no fundo da piscina.
Até á chegada da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Beja a pronta ação dos três bombeiros foi fulcral, em que fizeram as manobras de reanimação necessárias para que o jovem sobrevivesse.
Segundo os bombeiros, tiveram o apoio de uma enfermeira, também no local, que momentos depois indicou que o jovem tinha pulsação, tendo sido colocado em posição lateral de segurança (PLS) e encaminhado para a viatura do INEM.
Pouco tempo depois a vitima foi transportada para o Hospital de Beja, tendo dado entrada ás 20h00 de Sábado, tendo ficado em observação até segunda-feira (3 de Junho), dia em que teve alta hospitalar após a realização de vários exames que comprovaram estar bem de saúde.