A GNR de Alandroal está cada vez mais perto de ter requalificado o seu posto.
Depois de em 21 de fevereiro de 2013 ter sido assinado o protocolo com o estado para a cedência de instalações para a GNR, o Tribunal de Contas deu agora luz verde à autarquia alandroalense para iniciar a obra.
Em declarações à Rádio Campanário, Mariana Chilra diz que a notificação do Tribunal de Contas aconteceu no dia 30 de outubro, “já nos tinham questionado várias vezes porque é que a obra não avançava, estava presa exatamente pelo visto do Tribunal de Contas e está em condições de arrancar no final deste ano”.
A autarca refere que a câmara não irá despender qualquer verba, será apenas a “intermediaria”, a candidatura que tinha sido apresentada acabou por não se efetivar, nós limitamo-nos a receber o dinheiro que nos é enviado e nós fazemos o pagamento ao empreiteiro, não é dinheiro de nenhuma candidatura nem da câmara”.
{play}http://www.radiocampanario.com/sons/Mariana%20Chilra31outubro2014.MP3{/play}
No protocolo assinado em 2013, o financiamento para a construção do novo quartel da GNR de Alandroal contemplava 10% para equipamento, ficando a cargo do município apenas 5% do valor da obra, num total de 700 mil euros, situação que agora não se verificará, segundo Mariana Chilra.
O novo posto resultará da reconversão do antigo posto da Guarda Fiscal, que durante muitos anos, funcionou como biblioteca municipal.
Recorde-se que a GNR de Alandroal está há vários anos instalada provisoriamente numa vivenda particular adaptada, sem as condições que se exigem à prestação de um serviço de qualidade à população.