Trinta estudantes, dos 14 aos 17 anos, vão participar num voo parabólico com partida em 16 de setembro da Base Aérea n.º 11, em Beja, anunciou hoje a agência espacial portuguesa Portugal Space.
Os jovens são finalistas da iniciativa “Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia”, promovida pela Portugal Space, e vão partir da base de Beja a bordo de um avião Airbus A310 da empresa francesa Novespace.
Os voos parabólicos são praticamente o único meio na Terra capaz de reproduzir o efeito de “gravidade zero” que existe no espaço e sentido pelos astronautas nas viagens e estadas na Estação Espacial Internacional.
Os 30 finalistas, metade raparigas, passaram pelo crivo de quatro fases eliminatórias, nas quais foram testadas várias competências, incluindo criatividade, perceção espacial, aptidões físicas e capacidades comunicativas.
Os “eleitos” serão no próximo ano letivo os “embaixadores” da iniciativa junto da sua comunidade educativa, sendo “responsáveis por relatar e divulgar a sua experiência junto dos colegas e professores, contribuindo para cultivar e estimular o interesse pelo espaço”, refere a Portugal Space numa nota de imprensa.