O Alentejo tem vindo a crescer no que diz respeito ao setor do Turismo.
Segundo adiantou o Presidente da Entidade regional de Turismo do Alentejo, Vítor Silva, à Ambitur, “tudo indica que este será o melhor ano turístico de sempre” ultrapassando o ano d e2019, que era até agora considerado o melhor ano de sempre.
O maior crescimento verifica-se sobretudo em termos de proveitos, onde o Alentejo está com 25% a mais do que em 2019. “No geral, todos os indicadores são mesmo muito positivos”, afirma Vítor Fernandes da Silva,
Os números bastante positivos para o Turismo no Alentejo. não deixam no entanto de refletir um dos problemas que é transversal a todo o país e que tem a ver com a falta de mão-de-obra.
Sobre esta temática, o Presidnete da ERT Alentejo e Ribatejo refere “Já não se trata de mão-de-obra qualificada ou com salários já bastante elevados, não há mesmo pessoas para trabalhar”, um problema ao qual é preciso dar resposta esperando o repsonsável pela ERT Alentejo que a Lei da Emigração possa ser uma das soluções.
Por último e quanto às perspetivas para 2023, tendo em conta o contexto internacional, Vítor Silva considera que os portugueses vão sofrer um impacto negativo no próximo ano.
Fonte: Ambitur