No ano em que se assinalam 100 anos do nascimento de Túlio Espanca, o Município de Vila Viçosa promoveu no passado sai 11 de maio uma cerimónia de homenagem ao ilustre calipolense. No local estiveram, além dos familiares e população em geral, os historiadores Vítor Serrão e Rui Arimateia que deram a conhecer aspetos da biografia e obra artística de Túlio Espanca.
A Rádio Campanário também esteve presente e falou com o presidente da autarquia calipolense, Luís Roma, que salientou a importância que a família Espanca, e não apenas Túlio, teve na divulgação da cultura. O dirigente enumerou ainda alguns nomes que continuam a levar o nome do município além-fronteiras, frisando novamente que é no património que está a maior riqueza.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Tulio%20Espanca%20Roma_13maio.MP3{/saudioplayer}
Rui Arimateia marcou presença nos Paços do Concelho de Vila Viçosa para dar a conhecer notas biográficas de Túlio Espanca, desde que nasceu na vila calipolense até à saída para Évora e desenvolvimento da prática cultural que exerceu durante quase 80 anos. O historiador deu destaque aos inventários de Évora e Beja, que estavam e continuam a estar na linha da frente da melhor produção nacional. O legado, agora patente na Universidade de Évora, ainda não está bem estudado, refere o estudioso, sendo necessário que tal seja feito logo que possível, uma tarefa que contudo não será fácil.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Tulia%20Espanca%20Arimateia_13maio.MP3{/saudioplayer}
No local, Vítor Serrão falou a esta Estação Emissora para frisar que nunca vivemos numa época tão dramática como atualmente, no que se refere à perda de identidade como país, língua, cultura e património e é por isso que é tão importante destacar o papel de um homem como Túlio Espanca que era um antropólogo, historiador, arqueólogo, critico de arte, bibliógrafo, erudito e, em primeiro lugar, um grande amante do Alentejo.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Tulio%20Espanca%20Serrao_13maio.MP3{/saudioplayer}
Entre os familiares, teve lugar de destaque a filha da figura homenageada, Joana Espanca Bacelar, que nos falou mais demoradamente do pai, marido e homem.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Tulio%20Espanca%20Filha_13maio.MP3{/saudioplayer}
Historiador, Túlio Espanca distinguiu-se pela vastidão e rigor do seu trabalho de inventariação e investigação do património artístico do Alentejo.