O secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, esteve ontem em Évora, no Parque de Ciência e Tecnologia para dar início ao “Roteiro da agenda para o turismo no interior ”.
Na sua intervenção na sessão que acolheu vários agentes económicos do setor, o governante destacou a região do Alentejo, em termos de turismo, especificando que o Alentejo representa 4,4% das dormidas de todo o país.
O Secretário de Estado salientou ainda que, nesta Região, face a 2013, o número de camas quase que duplicou especificando que em 2013 existiam 14100 camas e hoje existem mais de 27 mil.
No que diz respeito aos números registados nesta região, Nuno Fazenda sublinha ainda que há hoje no Alentejo perto de três milhões de dormidas, verificando-se ainda um crescimento na receita.
Comparativamente com o ano de 2019, o melhor ano de sempre no Turismo do Alentejo, o secretário de Estado referiu , de acordo com os dados disponibilizados pelo INE, o Alentejo cresceu mais de 3,2% em dormidas.
Segundo referiu também “cerca de 64% das dormidas da região estão no Alentejo Central e Litoral” acrescentando que o objetivo é alcançar mais turismo para o interior do País, destacando a autenticidade do território, as suas gentes, a gastronomia e todas as potencialidades existentes e a necessidade de combater a desertificação.
Apesar da ” trajetória de crescimento muito assinalável em camas, em dormidas, em receitas e em taxas de ocupação”, Nuno Fazenda considera que a Região tem ainda muito potencial para crescer.