Antonio Díaz Rodríguez, colaborador do CIDEHUS, da Universidade de Évora, foi galardoado com “Premio Nacional de História de Espanha 2021” atribuído pelo Ministério da Cultura e Desporto de Espanha pela obra “El mercado curial. Bulas y negocios entre Roma y el mundo ibérico en la Edad Moderna”.
Segundo a Universidade de Évora, o júri decidiu atribuir o prémio por considerar a sua investigação “cuidada e rigorosa com um toque poético que ilumina e nos aproxima de uma realidade pouco estudada e às vezes escondida.
Amplia o campo da ciência e contextualiza as dinâmicas sociais e políticas abordadas, proporcionando à história económica e financeira episódios que despertam o interesse dos leitores, indo além do puramente económico”.
Antonio Díaz Rodrígue é professor na Universidade de Córdoba e colaborador no CIDEHUS da UÉ. Foi durante a bolsa de Pós-doutoramento financiada pela FCT, que entre 2013 e 2017, iniciou a sua investigação para este inovador trabalho, nos arquivos do Vaticano, de Itália, de Espanha e Portugal.