12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

UÉ integra a Cátedra da UNESCO em “Educação e Ciência para o Desenvolvimento e Bem-Estar Humano”

“Educação e Ciência para o Desenvolvimento e Bem-Estar Humano”, é o nome da Cátedra EDUWELL, promovida pela UNESCO que a Univbersidade de Évora integra a partir de ontem. 
 
Esta iniciativa surge em da parceria entre diversas Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas, em associação com instituições de Angola, Brasil, Cabo Verde Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste com o objetivo de fazer face às desigualdades tecnológicas, de educação e de conhecimento científico, que se constituem como alguns dos maiores desafios do século XX.
 
O lançamento aconteceu ontem, 05 de fevereiro, online, e contou com a presença da Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora, António Sampaio da Nóvoa,
Embaixador de Portugal na UNESCO e de vários membros das instituições parceiras. Contou também com a intervenção de João Alberto Sobrinho Teixeira, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, enquanto representante do “envolvimento institucional do Governo de Portugal, no trabalho que foi desenvolvido” e reconhecendo o empenho e dedicação colocados na criaçãodesta Cátedra.
 
Esta nova Cátedra aposta na criação de bolsas de estudo, programas de pós-graduação, formações de curta duração e incentivos à investigação e ao desenvolvimento das suas instituições, como formas de, em rede, promover a aprendizagem, a transferência de conhecimento, a criação de oportunidades e o Odebate científico entre as várias entidades parceiras.
 
Através de uma abordagem multidisciplinar assente nas áreas da Educação e da Ciência, esta Cátedra da UNESCO prevê ainda a organização de encontros internacionais, promovendo assim a internacionalização através da mobilidade de jovens estudantes e investigadores entre universidades e centros de investigação e providenciando, desta forma, as ferramentas para que estes possam, posteriormente, implementar nos seus próprios países programas educativos e científicos.
 

Populares