11.5 C
Vila Viçosa
Domingo, Novembro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

UÉ reitera compromisso em prol do bem-estar dos estudantes com protocolos “Estudantil Já” e Cheques-Psicólogo e Nutricionista

A Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, marcou presença na Cerimónia de Assinatura dos Protocolos Alojamento “Estudantil Já” e Cheques-Psicólogo e Nutricionista, que decorreu no passado dia 7 de setembro, contando com a presença do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.

O momento reveste-se de particular importância para os alunos do ensino superior que têm agora um reforço de medidas de apoio que pretendem acima de tudo melhor as suas vidas, quer ao nível do alojamento, quer ao nível do acesso a cuidados de saúde mental e nutricional, aspetos considerados essenciais para o bem-estar e o sucesso académico dos jovens.

Em nota divulgada pela academia Alentejana, através destas medidas, o Governo reafirmou o seu compromisso com o desenvolvimento de políticas direcionadas para os jovens, reconhecendo a crescente importância da saúde mental no sucesso académico. “A saúde mental é fundamental para o percurso académico dos estudantes, sendo que as faixas etárias da maioria dos alunos do ensino superior são particularmente vulneráveis a este nível”, destacou o executivo. A procura por soluções de saúde e bem-estar tem aumentado substancialmente, o que reforça a necessidade de respostas adequadas para garantir a qualidade de vida e o êxito académico dos jovens.

Pode ainda ler-se na nota que a Universidade de Évora tem sido reconhecida pelo seu compromisso com o bem-estar dos seus estudantes.” Prova disso foi o prémio ganho, recentemente, pelo projeto “Mais-UÉ, Mente Ativa e Inteligência Socioemocional no Ensino Superior” , uma distinção que reconhece o esforço contínuo da instituição em proporcionar uma experiência educativa inclusiva e de qualidade, focada no bem-estar integral dos estudantes.

Para a Reitora da Universidade de Évora , este reconhecimento ganha ainda mais relevância com o anúncio do Governo de disponibilizar consultas de psicologia para os estudantes do ensino superior, fortalecendo assim as iniciativas já em curso.

As verbas destinadas às novas medidas já estão contempladas no orçamento da Direção Geral do Ensino Superior, prevendo-se um máximo de 2.250.000 euros em 2024 e 5.625.000 euros em 2025, garantindo o financiamento necessário para a sua implementação.

Populares