A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo– ULSBA associa-se às comemorações do Dia Mundial das Hepatites Virais em Beja, nos dias 27 e 28 de julho.
De acordo com a informação na página oficial da ULSBA, a comemoração do Dia Mundial das Hepatites Virais pretende informar e sensibilizar a comunidade global sobre a hepatites virais, encorajando a prevenção, diagnóstico e tratamento, no sentido de se cumprir as respetivas metas para 2030, ou seja, a Irradicação da Hepatite Viral como ameaça global à Saúde Pública, com os seguintes objetivos:
- diminuição de 90 % de novas infeções;
- diminuição de 65 % de mortes relacionadas com a hepatite e diminuição de 80 % (pelo menos) dos diagnosticados tratados.
A Administração Regional de Saúde do Alentejo e Coordenação Regional do Programa Prioritário das Hepatites Virais decidiram comemorar o dia na sub-região do Alentejo Central (a 25, 26 e 28 de julho) e na sub-região do Baixo Alentejo (a 27 e 28 de julho).
Tanto no Alentejo Central como no Baixo Alentejo, as iniciativas de divulgação contemplam a presença de um veículo móvel, cedido pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, numa zona central das cidades de Évora e Beja e ainda em Mourão e Viana do Alentejo.
Relativamente à região do Baixo Alentejo, o veículo móvel estará em Beja, localizado entre a Farmácia “Pacheco” e o Jardim do Bacalhau, nos dias 27 e 28 de julho, das 10:00h-20:00h.
As atividades que irão ser realizadas no veículo móvel pretendem:
- Aumentar a literacia da população em geral na área da Hepatites Virais;
- Divulgar informação acerca dos sintomas, formas de transmissão e prevenção das mesmas;
- Divulgar os horários e localização dos CAD de Évora e Beja, para realização dos testes rápidos das referidas Hepatites (e também VIH e Sífilis);
- Distribuir folhetos informativos na área das Hepatites Virais e de material produzido para consciencialização da importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais;
- Distribuição de material preventivo das infeções sexualmente transmissíveis (preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante);
- Sensibilizar para a importância do rastreio das Hepatites Virais e para o estabelecimento de relações saudáveis e seguras (com uso do preservativo) através da dinamização de jogos;
- Realização de rastreios das hepatites virais.
Na Sala de Conferências do Hospital José Joaquim Fernandes, Beja, haverá a apresentação de um trabalho retrospetivo sobre o seguimento e tratamento das Hepatites Virais, nesta Unidade de Saúde, ainda em data a anunciar.
Foi em 2010 que a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 28 de Julho como o Dia Mundial das Hepatites Virais.
A iniciativa da OMS contou com a colaboração da Aliança Mundial das Hepatites (World Hepatitis Alliance) e em Portugal, da Direção-Geral da Saúde, que criou em 2015 a Estratégia Nacional para as Hepatites Virais, em paralelo com o Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA. Desde então, existem objetivos a nível global, determinados pelas referidas instituições, e objetivos nacionais, dependentes das particularidades específicas de cada país e o seu nível de cuidados de saúde.
Fonte: Ulsba