De acordo com a notícia avançada pelo Jornal de Notícia, dois homens, residentes em Mora, morreram esta sexta-feira, vítimas de covid-19.
Segundo informações a que o JN teve acesso, uma vítima era trabalhador na Santa Casa da Misericórdia de Mora e a outra era contabilista. Os dois homens tinham mais de 60 anos. Ambos estavam internados no Hospital do Espírito Santo em Évora (HESE), um deles nos cuidados intensivos, e faziam parte dos seis doentes infetados neste surto de Mora.
Tal como o JN noticiou, o foco do novo coronavírus terá começado com um casal de idosos de Mora, que depois de um passeio até Espanha terá regressado infetado e propagado o vírus pela comunidade, antes de rumar ao Algarve.
A mulher do trabalhador terá registado os primeiros sinais do coronavírus à chegada a Mora, onde teve diversos contactos com a população. Rumaram depois ao Algarve, onde só aí a mulher testou positivo.
Este caso já estava na mira das autoridades de saúde e das de segurança local, tendo em conta a necessidade de traçar os possíveis contactos do casal.
Na altura em que o surto teve início, a testagem à população foi feita e decorreu na Casa do Povo.
O presidente da Câmara Municipal, Luís Simão, esteve em isolamento, depois de dois funcionários municipais com quem contactou terem dado positivo. O teste do autarca acabou por dar negativo.