12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Última Hora: Vagas no ensino superior público aumentam para 56.043 !São mais 3080 vagas !Consulte a lista!

Uma informação de última hora, divulgada pelo Ministério do Ensino Superior em nota enviada à nossa redação, dá conta que as vagas no ensino superior público cresceram para um total de 56.043 vagas, aumentando mais 3080 vagas face ao valor divulgado inicialmente em julho de 2021 .

Este aumento, representa um aumento de 6% face ao número de vagas inicialmente fixado, incluindo mais 160 vagas nos cursos com maior concentração de melhores alunos.

As novas vagas ficam já disponíveis na 1.ª fase do concurso nacional de acesso 2021/22 .

No âmbito do regime geral de acesso 2021 serão agora disponibilizadas um número total de 56043 vagas,  o que representa um aumento de aumento de 6% face ao número de vagas inicialmente fixado (i.e., 52963 vagas). O reforço de vagas agora definido resulta de um esforço de mobilização das instituições de ensino superior para responder ao apelo feito pelo Governo na sequência do elevado número de candidaturas à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior público, o qual atingiu um novo máximo de cerca de 63 mil candidaturas, sendo o mais elevado desde 1996.

Este reforço do número de vagas do regime geral de acesso ao ensino superior, conforme pode ler-se na nota enviada à RC,  resultou das orientações aprovadas pelo Governo (Decreto-Lei n.º 77-A/2021, de 27 de agosto), que permitiram a transferência das vagas fixadas e não ocupadas nos concursos especiais de acesso e ingresso no ensino superior para o regime geral de acesso, na sequência das recomendações da Comissão Nacional de Acesso de Ensino Superior (CNAES) de 24 de Agosto.

Está ainda de acordo com as recomendações do grupo de trabalho constituído em fevereiro de 2021 para estudar o acesso ao ensino superior neste ano letivo e que havia recomendado que “Caso se concretize, a tendência de aumento de candidatos observada em 2020/2021, poderá ser permitido um acréscimo do número inicial de vagas do CNA do número de vagas não ocupadas nos concursos especiais (…)”.

Este aumento registado no número de candidatos ao ensino superior público demonstra uma confiança crescente dos jovens e das suas famílias na formação superior, nas instituições e nas vantagens decorrentes da qualificação superior. Assume particular relevância no contexto do processo em curso de recuperação económica e social na sequência da crise internacional associada à pandemia de COVID19, promovendo o alargamento da base social de recrutamento do ensino superior e a qualificação progressiva da população residente em Portugal.

Os novos valores revistos do número de vagas para todos os cursos serão disponibilizados, em detalhe, até ao dia 6 de setembro no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) na Internet (http://www.dges.gov.pt).

Decorrente da revisão do número de vagas agora concretizado, todos os candidatos que submeteram a sua candidatura no prazo de candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público podem, caso pretendam, atualizar as suas opções de candidatura entre 7 e 9 de setembro na plataforma de candidaturas online, no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) na Internet (http://www.dges.gov.pt), sendo considerada apenas a última candidatura submetida.

Os resultados da colocação dos estudantes decorrente da 1.ª fase do concurso nacional de acesso são divulgados na segunda-feira, 27 de setembro, no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior (http://www.dges.gov.pt).

Consulte aqui a Lista: 

Populares