×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Renée Gagnon expõe fotografias de antas reinventadas com pintura em Évora

Renée Gagnon expõe fotografias de antas reinventadas com pintura em Évora https://semmais.pt/
Agenda Cultural 18 Jul. 2021

Uma exposição da canadiana Renée Gagnon, composta por fotografias de antas megalíticas reinventadas com pintura, vai ser apresentada, a partir de sábado, no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), em Évora.

Intitulada “Santuários”, a mostra, divulgada hoje pela FEA, tem curadoria de Manuel Costa Cabral e vai ficar patente ao público, até 31 de dezembro deste ano, no piso 2 do Centro de Arte e Cultura da instituição.

Renée Gagnon, artista canadiana a residir em Portugal há várias décadas, apresenta nesta exposição fotografias, em grande formato, de antas localizadas em Portugal, Irlanda, Bretanha e Holanda.

A artista, desvendou a Fundação Eugénio de Almeida, “edita e prepara, com transformações por vezes subtis”, cada uma das fotografias e, sobre elas, “usa, com gestos precisos, guache, lápis e aguarela”.

“Frente às fotografias, num ‘corpus’ não exaustivo de 21 peças, Renée Gagnon transforma, aprofunda, inventa, clarifica”, destacou.

Citado pela FEA, o diretor do Centro de Arte e Cultura, José Alberto Ferreira, realçou que a artista, “na sua busca destes santuários que pontuam há milénios as paisagens da Europa, percorreu e fotografou antas na Irlanda, Bretanha e Países Baixos”.

“Fotografou também antas do Alentejo, território de eleição, no qual apresenta agora o seu trabalho. É este mapa de afetos que o Centro de Arte e Cultura agora tem o gosto de acolher e partilhar”, sublinhou.

Nascida em Montreal, no Canadá, Renée Gagnon, formada em pintura pela Escola de Belas Artes de Montreal e pela Escola do Louvre, em Paris (França), vive e trabalha em Lisboa, onde se fixou em 1970.

A artista tem-se dedicado ao cinema, na área da distribuição, tendo-se especializado em cinema africano.

“Santuários”, que tem entrada livre, poderá ser visitada de terça-feira a domingo.

In https://semmais.pt/

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31