×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 64
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Vila Vicosa

"Vila Viçosa à Mesa" convida a degustar o tradicional e muito apreciado Cozido de Grão

Agenda Cultural 02 Set. 2020

Vai decorrer, de 7 a 13 de Setembro, integrado no Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa”, a Semana Gastronómica dedicada ao Cozido de Grão.

Este Festival Gastronómico, que se iniciou em Outubro de 2016, decorre durante o ano na primeira semana de cada mês, dá corpo e alma à oferta gastronómica do concelho de Vila Viçosa e pretende elevar mais alto esta oferta, aliciar e trazer aos estabelecimentos de restauração do concelho os muitos turistas e visitantes que nos procuram, com ofertas gastronómicas temáticas que evidenciam o melhor que há para degustar em Vila Viçosa.

Como descreve a autarquia, o Cozido de Grão é um tradicional e muito apreciado prato da culinária Alentejana. É preparado com grão-de-bico, diversos legumes, batata, cenoura, feijão-verde, entre outros, e vários tipos de carne, podendo ser preparado com carne de borrego ou de porco e enchidos – linguiça, farinheira e morcela. A hortelã confere-lhe um paladar característico.

É uma iguaria deliciosa da “dieta tradicional alentejana”, ideal para evidenciar paladares e juntar à mesa a família e grupos de amigos.De tradição rural, o seu consumo está associado aos trabalhos no campo. Os trabalhadores rurais, quando se deslocam para o campo para a campanha do trabalho, levam consigo panelas de barro onde são confecionadas as suas refeições. No “rancho” de trabalhadores há sempre alguém responsável por pôr a panela de cada um ao lume, ao redor de uma forte fogueira que coze a comida.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31