22 Jan. 2021
Augusta Serrano
Notícias
17:00-19:30
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Vila Vicosa

Vila Viçosa vai receber Congresso Internacional sobre Nossa Senhora da Conceição

Agenda Cultural 26 Nov. 2020

Será entre os dias 25 e 27 de março de 2021, a propósito dos 375 anos da Coroação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição, que se realizará, em Vila Viçosa, o Congresso Internacional Mulher, Mãe e Rainha- 375 anos da Coroação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal.

Este congresso contará com a presença de vários investigadores de diferentes áreas de estudo e provenientes de diferentes academias, portuguesas e internacionais, de onde se destacam, para além das universidades portuguesas, várias academias e institutos do Vaticano.

O Congresso estrutura-se segundo cinco eixos temáticos (Historiografia: estudos sobre um tema maior; Fundamentos bíblicos e discurso parenético; Representações institucionais, plásticas e artísticas; Marcas marianas na cultura dos povos; Religiosidade popular, discursos teológicos e vivências cultuais), a partir dos quais se percebe a relevância religiosa, cultural, mas também social, económica e política da ação humana em torno da temática do padroado da Virgem Maria, questão que levanta problemáticas analisadas pelos diversos campos das áreas do saber, desde a Teologia, à História, desde a Política ao Turismo.

Sendo a figura da Virgem Maria tomada como bandeira de diferentes tipos de pensamento, passarão pelo congresso análises e posicionamentos intelectuais muito diversos, mostrando a premência do tema no contexto de uma sociedade tão complexa como é a sociedade atual.

Para além da participação em Vila Viçosa, que decorrerá segundo as normas da Direção Geral de Saúde, é facultada aos Congressistas a participação online.

O Instituto da Padroeira de Portugal para o Estudo da Mariologia (IPPEM) tem como principal objetivo o de promover o estudo sobre a Padroeira de Portugal, nas mais diversas perspetivas culturais e científicas. Para a realização do congresso, associaram-se ao IPPEM a Arquidiocese de Évora, a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição, o Santuário de Vila Viçosa, o Santuário do Sameiro e o Santuário de Fátima, além de vários institutos e centros de investigação científicos.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31