07 Dez. 2022
Augusta Serrano
Ecos da Planura
09:00-11:00

Portalegre

36ª Baja 500 Portalegre: Conheça os condicionalismos à circulação de peões e viaturas!

Desporto Escrito por  24 Out. 2022

 

Decorre no distrito de Portalegre, entre os dias 27 e 29 de outubro de 2022, a 36.ª edição da prova automobilística de todo-o-terreno denominada “Baja Portalegre 500”.

A “Baja Portalegre 500” foi a primeira competição de todo-o-terreno organizada em Portugal, sempre com base na cidade de Portalegre, sendo atualmente o maior evento desportivo de todo o norte alentejano.

A edição deste ano tem uma forte projeção nacional e internacional, na medida em que faz parte não só dos campeonatos nacionais da modalidade das Federações Portuguesas de Automobilismo e de Karting (FPAK) e de Motociclismo (FMP), como também das Taças do Mundo de Bajas das Federações Internacionais de Automóveis (FIA) e de Motos (FIM).

Para além das várias centenas de pilotos inscritos e respetivas equipas de apoio, staff pertencente à organização da prova e entidades convidadas, estima-se que se desloquem à cidade de Portalegre para assistir à cerimónia simbólica de partida, que terá lugar no dia 27 de outubro, a partir das 19:00 horas, vários milhares de pessoas.   

Por esse motivo, o Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública apela a todos os participantes e ao público em geral para que cumpram escrupulosamente as normas e orientações emanadas pela organização da prova e pelos polícias e agentes da proteção civil que se encontram nos vários locais associados ao evento.

É extremamente importante que todos conheçam os itinerários da cidade por onde circularão as viaturas participantes na prova, não só no dia da já referida cerimónia simbólica da partida,  marcada para 27 de outubro, como nos restantes, por forma a evitar qualquer tipo de acidente, nomeadamente atropelamentos.

Em concreto, deverá ser dado cumprimento à proibição de estacionamento e ao condicionamento da circulação rodoviária na cidade de Portalegre, entre as 08:00 horas do dia 26 e as 04:00 horas do dia 28 de outubro, nas seguintes artérias:

-     Avenida da Liberdade, lado ocidental (entre a Rotunda do Rossio e a Avenida Movimentos das Forças Armadas);

-     Avenida da Liberdade (traseiras dos CTT); e,

-     Rua Alexandre Herculano (entre a Rotunda do Navio e a Avenida da Liberdade).

Entre as 19:00 horas do dia 27 de outubro e o final da cerimónia simbólica de partida, o trânsito encontrar-se-á também condicionado na Rua 1.º de Maio, entre a Rotunda do Rossio e a Travessa da Rua 1.º de Maio.

Como alternativa recomendamos que, durante o período atrás indicado, o acesso à cidade de Portalegre se faça pelas suas entradas norte e oeste, isto é, pela Rotunda do Areeiro/Avenida do Bonfim e pela EN 18/Avenida do Brasil, respetivamente (consultar anexo).

Nos dias 28 e 29 de outubro, a prova vai criar alguns constrangimentos na Avenida de Badajoz. A artéria será devidamente sinalizada e haverá também polícias nos locais de maior conflito em termos de circulação, cujas instruções devem ser seguidas sem reservas.

Para que a prova decorra em ambiente de festa, de competitividade e em segurança, a PSP apela à colaboração de todos.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31