13.7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Março 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Esquiador José Cabeça homenageado pela autarquia de Évora

 CM Évora

Atleta eborense garantiu recentemente um lugar para os jogos olímpicos de Inverno.
 
A Câmara Municipal de Évora, através do seu presidente Carlos Pinto de Sá e da vice-presidente Sara Dimas Fernandes, homenageou hoje o atleta eborense José Cabeça que recentemente garantiu uma vaga olímpica para Portugal no Campeonato do Mundo de esqui nórdico, em Oberstdorf, na Alemanha.
 
O atleta, de 24 anos, natural de Évora e a residir há sete meses no Dubai, terminou a prova de qualificação no “cross-country” no 48.º lugar, com 29.14,2 minutos, a 04.50,4 do primeiro, o tailandês Mark Chanlong, e fez 250 pontos, abaixo dos 300 que permitem o seu acesso a Pequim2022.
 
Nesta receção no Paços do Concelho, que contou com a presença dos pais do atleta, do delegado regional do Alentejo do IPDJ e de elementos da Divisão de Desporto da edilidade, o autarca de Évora destacou o vasto currículo desportivo do atleta eborense, “que tem vingado em várias modalidades, nomeadamente no triatlo e agora no esqui, sendo uma referência e um exemplo para a juventude do nosso concelho. Em nome de Évora o nosso obrigado e muitos parabéns!”.
 
José Cabeça, para além de agradecer a homenagem durante a qual foi oferecida uma serigrafia da cidade e uma sweatshirt alusiva à candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura, revelou que este resultado foi fruto de muita perseverança e alguma loucura. ”Em janeiro do ano passado não sabia esquiar”, revelou.
 
Agora, e com o lugar garantido para os Jogos Olímpicos de Inverno, José Cabeça, habituado a praticar desporto desde tenra idade, nomeadamente karaté e natação, até se fixar, em boa hora, no triatlo, encara o esqui de outra forma, estando à procura de um treinador. “Eu aprendi a esquiar sozinho, através da observação, e de muito roller skate nas variantes da Embraer e na estrada da Valeira. Contudo, se quero progredir e um dia, quem sabe, ambicionar não só a simples presença numa competição mundial, mas sim os lugares de pódio tenho de evoluir. Teno de ir para os países nórdicos e ter orientação técnica”, frisou.

Populares