11.5 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vila Viçosa foi ponto de passagem do Campeonato do Mundo BikingMan

Foto: Bikingman.com

Arrancou esta segunda-feira, dia 21 de setembro, o Campeonato do Mundo BikingMan, prova de ultraciclismo sem assistência. Este ano, a prova conta com 66 participantes de 14 países, tendo pela frente 950 quilómetros no Algarve e Alentejo.

“Enquanto os ciclistas profissionais do Tour de France acabam de chegar a Paris, os ciclistas amadores do BikingMan Portugal total autonomia pelas regiões do Algarve e Alentejo”, refere a organização, citado pelo Diário Online “Região Sul”.

A prova teve início na cidade de Faro, que também será o ponto de chegada, e o percurso contará pela segunda vez com o Algarve, as numerosas cidades fortificadas do Alentejo ao longo da fronteira com Espanha, a costa atlântica até ao extremo Oeste da Europa e, por último, a serra de Monchique.

Todos os participantes seguirão um curso obrigatório com dois pontos de verificação a serem alcançados em um tempo limitado para evitar a desqualificação, em Vila Viçosa (quilómetro 333) e em Sagres (quilómetro 689).

Nesta prova, os corredores pedalam sem parar (corrida sem etapas), carregam a sua água, comida e equipamento para o conserto da bicicleta, administram o seu tempo de descanso e precisam apenas de permanecer sem assistência do início ao fim. Como vão pedalar dia e noite, terão de enfrentar o desafiante relevo da serra algarvia, o vento da costa ocidental do Atlântico e estradas isoladas.

Os 950 quilómetros precisam ser concluídos em 120 horas. O tempo recorde da corrida do ano passado é de 40:12 horas, obtido pelo francês Romain Wartel.

Entre os participantes, estão Laurent Boursette (atual vencedor do BikingMan Oman 2020) e proprietário da «camisa vermelha»; Clément Mahé (Suíça), atual titular da «camisa KOM» (alpinista mais rápido); Guillaume Chaumont (Bélgica), vice-campeão BikingMan 2019; Fabian Burri (Suíça), com nove corridas BikingMan concluídas; Jacques Barge (França), o decano da corrida (68 anos); e Stéphane Bahier (França), campeão mundial de paratriathlon e atleta olímpico.

Cada participante estará equipado com um rastreador GPS, que permitirá rastrear ao vivo a sua posição no site da corrida a todo o tempo.

Populares