25 Out. 2021
 
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63

Vila Vicosa

Celebração da Imaculada Conceição restringida “a 95 pessoas no interior do Santuário”, diz Juiz da Régia Conf. Nª Sra da Conceição (c/som)

Entrevistas 06 Dez. 2020

Na próxima terça-feira será o feriado de dia 08 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal.

Devido à situação pandémica vivida em Portugal, as celebrações deste ano vão estar condicionadas às restrições existentes por força do novo coronavírus.

Em Vila Viçosa este é sempre um dia de devoção em que todos os fiéis se dirigem ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, algo que este ano terá algumas restrições.

Fernando Pinto, Juiz da Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição, em declarações à Rádio Campanário, explicou como será assinalado este dia e quais as restrições, deixando também alguns conselhos a todos os que se dirijam ao Santuário.

Para que as celebrações pudessem ser feitas, embora com restrições, a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição reuniu com a autarquia, pois por se ir utilizar um espaço público (o espaço exterior do Santuário), houve a necessidade de “solicitar pareceres” à edilidade, assim como “à Autoridade de Saúde, portanto, ao senhor Delegado de Saúde”.

Fernando Pinto explica que o pretendido era “dar algumas condições de segurança” a todos os visitantes no próximo dia 08 de dezembro.

O Juiz da Régia Confraria conta que “esses pareceres inicialmente vieram positivos”, de acordo com o solicitado, que incluía a presença da Guarda Nacional Republicana “articulada com a equipa deste Santuário”, por forma a garantir que todas as normas da Direção-Geral da Saúde eram cumpridas.

No entanto, posteriormente, o município colocou “algumas dúvidas” sobre como iria “funcionar como as pessoas que não teriam lugar”, o que levou a que o Delegado de Saúde fosse consultado com essas dúvidas. Após isso, o “senhor Delegado de Saúde mudou o seu parecer e deu parecer negativo para a utilização do espaço exterior”.

Assim, os planos tiveram de ser alterados e o Juiz da Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição informa que “no dia 08 vamos ter a Eucaristia às 11 horas dentro do Santuário e, para que todos os fiéis possam assistir, iremos ter também uma Eucaristia às 17 horas”.

Compreendendo o momento que se vive e as limitações necessárias para conter a propagação da COVID-19, Fernando Pinto afirma, porém, serem “limitações muito complicadas em tempo de pandemia porque a lotação deste Santuário é de cerca de 95 a 100 pessoas, o que é muito pouco para o número de fiéis que, apesar de serem só do concelho, gostariam de estar aos pés de Nossa Senhora da Conceição”.

“Iremos procurar que todas as pessoas que se dirijam a este Santuário estejam em segurança. Mesmo no exterior iremos ter equipas de acolhimento que irão tentar fazer com que não haja ajuntamentos e que as pessoas no átrio estejam com alguma distância”, revela.

Mais uma vez, é feito o apelo à população “que, como há limitação de lugares, fizessem esta divisão e que tentassem vir uns de manhã e outros à tarde”. Fernando Pinto apela ainda para que as pessoas vão “com intenção de estar, mas de estar cumprindo rigorosamente todas as normas da DGS”.

Serão colocadas “marcas no chão no átrio, para que as pessoas percebam que têm de guardar essas distâncias”. Aconselha ainda a quem puder que fique em casa e que assista à Eucaristia através dos meios alternativos.

“Há várias possibilidades de as pessoas estarem em casa e estarem connosco em oração. Quem tiver mesmo que vir, por favor, cumpram todas as normas, não queremos criar mais um problema nesta altura de pandemia”, reitera.

As transmissões da Solenidade da Imaculada Conceição estão asseguradas através dos seguintes canais:

-Rádio Campanário- https://www.radiocampanario.com/; 90.6FM; https://www.facebook.com/radiocampanario

-Facebook Santuário Nacional da Padroeira de Portugal- https://www.facebook.com/santuariovvicosa

-Youtube da Régia Confraria Vila Viçosa- https://www.youtube.com/channel/UCwvcvhMdp8FgLDONUCdXREQ

-TV Canção Nova Portugal-  https://tv.cancaonova.pt/

 Veja aqui a programação da Solenidade da Imaculada Conceição em Vila Viçosa: 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31