Imprimir esta página

Estremoz

Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz com abertura marcada para Março (c/som)

Entrevistas 22 Jan. 2021

Março será o mês para inauguração do Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz. Uma estrutura localizada no Palácio Marqueses Praia e Monforte, no centro da cidade alentejana, um espaço dedicado ao presente e ao futuro desta arte secular e única de trabalhar o barro, que a UNESCO classificou, há quatro anos, de Património Cultural Imaterial da Humanidade.

O anúncio foi feito pela Vice-presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Márcia Oliveira, no Programa Raízes do Alentejo, da Rádio Campanário.

A produção de figurado em Barro de Estremoz tem sido objeto de inúmeras ações de salvaguarda após a classificação da UNESCO, onde se destaca o trabalho feito ao nível da divulgação e promoção, com a introdução da disciplina da barrística nas atividades de enriquecimento curricular, ao nível do primeiro ciclo de ensino e o ensino pré-escolar.

Diz a autarca que o Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho vai dedicar-se à história e ao passado desta arte e o Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz será um Museu virado para o presente e futuro dos Bonecos.

Um espaço muito dinâmico, com uma linha temporal de todos os artesãos, loja, um laboratório de conservação e restauro, onde a investigação e a formação terão um papel importante…