17.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Covid-19: Veja aqui a ZCAP do Alandroal inaugurada pelo Presidente João Grilo que assegura “estamos preparados” (C/Som e Fotogaleria)

Foi hoje instalada e concluída a Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) que irá auxiliar o concelho do Alandroal na eventualidade da situação pandémica se agravar. As ZCAP são espaços de retaguarda, criados para receber pessoas direta ou indiretamente afetadas pela pandemia.

A Rádio Campanário esteve presente esta manhã na inauguração deste equipamento, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Alandroal, João Grilo e das entidades competentes a fiscalização.

O Presidente da Câmara, questionado acerca deste equipamento de retaguarda diz que, “se não chegasse a ser necessária [a sua utilização] seria uma grande alegria para todos nós. Mas se eventualmente tivermos a necessidade de a mobilizar, a partir de agora, passa a estar à disposição das nossas instituições e da população.”

O edil adianta ainda que “há critérios muito sérios para que ela venha a ser mobilizada, e que têm que ser muito respeitados em articulação com a Segurança Social, a Proteção Civil, as Autoridades de Saúde e a própria Câmara Municipal.”

As ZCAP são equipamentos “de resposta em segunda linha” que tendem a ser mobilizados “quando uma coisa grave e estruturante falha nas instituições ou, se viermos a ter uma situação de rutura nos hospitais e hajam pessoas infetadas mas que não requeiram grandes cuidados médicos,” esclarece João Grilo.

“Tenho a dizer com satisfação, que neste momento as três instituições do concelho, que têm valência de lar, têm condições e planos ativados para dar essa primeira resposta. Dois dos lares já tiveram que dar essa resposta e conseguiram fazê-lo. Esperamos que nunca haja uma situação mais grave, mas se ela vier a acontecer estamos preparados,” garante o autarca do Alandroal.

Em questões de capacidade, “este centro está preparado para receber ao mesmo tempo 24 pessoas, entre situações menos graves e mais graves.” A ZCAP do Alandroal está preparada “dar resposta com complemento não só a nível municipal, como também dar resposta a uma necessidade distrital que venha a ser necessária,” explica.

A instalação do equipamento de retaguarda do Alandroal teve um investimento de cerca de 55 mil euros ao Município. No entanto, o autarca adianta que “depois temos um custo mensal para o manter, acima dos 8000 euros. Temos outro equipamento que foi necessário adquirir, e que provavelmente poderemos vir a ter despesas com pessoal auxiliar, caso haja mobilização e o pessoal das IPSS´s não seja suficiente.”

Face a esta situação pandémica vivida em Portugal, o Presidente João Grilo confessa que “é um resposta que temos que ter neste momento”.

A Rádio Campanário entrevistou a Coordenadora do Grupo de Coordenação Local PPCIRA, Maria Helena Gonçalves, que estava presente na apresentação da ZCAP para fazer a avaliação do estabelecimento.

Como representante das entidades competentes de fiscalização, a coordenadora estava encarregue de ver as condições em termos de proteção relacionadas com o controlo de infeção.

Maria Helena Gonçalves, esclarece que “o balanço parece-me muito positivo, exceto um ou outro pormenor que são solucionáveis. No entanto, a Coordenadora conclui que a ZCAP “tem um bom equipamento.”

Comparativamente com outros equipamentos desta natureza, a Coordenadora afirma que esta ZCAP “está bem equipada, em relação àquilo que temos visto” acrescentando ainda que existe “uma troca de experiências daquilo que se vai aprendendo de outros municípios e essas trocas também são benéficas na construção dos novos locais cada vez mais preparados.”

Questionada acerca da prontidão para utilizar o equipamento, Maria Helena Gonçalves diz que, “é uma questão de solucionar estes dois ou três pormenores, e ele fica apto.”

Questionada acerca da facilidade de resolução destes pormenores, a coordenadora Maria Helena Gonçalves refere que “isso depende dos recursos que entretanto houverem da própria câmara em termos da solução.”    

Populares