18 Abr. 2021
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Vila Vicosa

“Empréstimo para Casa Museu Florbela Espanca aguarda visto do tribunal de contas. Assim que chegar, faremos a escritura, o projeto e as obras” diz Manuel Condenado(c/som)

Entrevistas 24 Mar. 2021

Florbela Espanca é uma das figuras maiores de Vila Viçosa, sendo que a construção da Casa Museu em sua honra é reivindicada por populares, historiadores, executivos ou simples simpatizantes.

A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Vila Viçosa aprovaram a contração de um empréstimo, no valor de 110.00,00€, para aquisição do imóvel, sito na rua Gomes Jardim nº59, 61 e 63, em Vila Viçosa, onde é pretendido instalar a Casa Museu Florbela Espanca. No imóvel, que em tempos foi do pai de Florbela Espanca, viveu também Florbela Espanca e foi neste local que se realizou o seu primeiro casamento.

Entretanto, no final do ano de 2020, o investigador de História Local, Tiago Salgueiro, anunciou, tal como a Rádio Campanário noticiou à data, a criação do projeto Casa Florbela Espanca que originou da aquisição do imóvel onde Florbela Espanca, imóvel onde viveu durante a sua infância e também de com um espólio florbeliano inédito, conforme avançou o investigador à RC.

A Rádio Campanário, em entrevista exclusiva com Manuel Condenado, Presidente da Autarquia Calipolense,foi tentar perceber em que ponto se encontra o processo de criação da Casa Museu Florbela Espanca  que está  a ser desenvolvido pela autarquia.

Manuel Condenado, no que diz respeito à existência de um outro projeto de criação de uma Casa Museu Florbela Espanca, começou por indicar que apenas “tem conhecimento de que o imóvel situado na Rua Florbela espanca foi adquirido por uma pessoa, desconhecendo a intenção da nova proprietária” acrescentando não ter dado entrada na Câmara Municipal qualquer processo referente ao mesmo.

Em relação ao processo que está a ser desenvolvido pela autarquia calipolense, Manuel Condenado referiu “o empréstimo está formalizado e adjudicado, aguardando agora o visto do tribunal de contas”.

Segundo o autarca, “logo que o mesmo esteja confirmado , temos que arrecadar a verba do empréstimo, realizar a escritura de compra e venda do imóvel e avançar para o projeto museológico, através da contratação de uma empresa de especialidade, e avançar com as obras.”

O Edil sublinhou ainda que, relativamente ao espólio de Florbela Espanca, a Câmara Municipal de Vila Viçosa já contactou com o Grupo de Amigos de Vila Viçosa, detentor de espólio da poetisa calipolense, que se manifestou totalmente disponível para apoiar a autarquia” acrescentando ainda que “ a autarquia está também a elaborar uma listagem de potenciais pessoas ou instituições que possam deter algum espólio relacionado com Florbela Espanca, para estabelecer contactos com essas pessoas ou instituições, no sentido de os mesmos serem facultados à autarquia.”

 


 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30