Alentejo

Habitantes do Distrito de Évora Reciclam Mais Durante a Pandemia diz Técnica da GESAMB (C/SOM)

Entrevistas 23 Nov. 2020

A Rádio Campanário este em entrevista exclusiva com a Dra. Gilda Matos, Técnica Superior da GESAMB, onde foi revelado que a durante a pandemia de Covid-19, os habitantes do distrito de Évora aumentaram na separação de resíduos reclicáveis dos ecopontos.

Questionada acerca de uma oscilação na recolha de resíduos sólidos durante os últimos meses, a Dra. Gilda Matos esclarece que "relativamente à receção de recicláveis estes últimos meses, verificou-se, até para nossa surpresa, um aumento em todos os materiais que são recolhidos seletivamente – Papel, plástico, metal e vidro. O valor de aumento foi cerca de 10%, isto sempre comparativamente com os resultados do ano passado."

É de notar que no ano passado, a GESAMB desenvolveu a campanha "Seja muito eco bem-vindo", que visou sensibilizar os comerciantes do distrito para a triagem de materiais recicláveis, tendo como resultado um aumento de 38% de materiais recicláveis por parte dos Municípios.

Segundo explica a Técnica da GESAMB, tem-se feito "um esforço muito grande para o reforço da rede de ecopontos, levando a um rácio de 164 habitantes por ecoponto, que é um dos melhores a nível nacional."  

Todo estes esforços, tanto a nível da rede de ecopontos como da colaboração mais próxima de comerciantes e do município, joga a favor para "justificar este acréscimo [a nível de resíduos]," explica a Dra. Gilda Matos.

"Ao nível da recolha somente de ecopontos, verificou-se um aumento de cerca de 14%, tendo sido um aumento mais significativo nas embalagens de vidro. Estes dados são referentes aos 12 Municípios do Distrito de Évora onde a GESAMB tem a sua área de atuação", que por ser uma área de baixa densidade populacional, leva "à perceção por parte das pessoas que não existem muitos ecopontos disponíveis," explica a profissional da GESAMB.

No entanto, admite que "foi para nós também um surpresa que, durante esta pandemia, muitas pessoas começassem a fazer a separação."

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31