13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

NOTÍCIA RC: “Para nós não há lares legais ou ilegais, o que nos interessa é a saúde das pessoas” diz Sec. de Estado da Saúde (c/som)

Foto: Notícias ao Minuto

O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, esteve ontem em Estremoz no Congresso da Federação Distrital de Évora do Partido Socialista.

Em declarações à Rádio Campanário, à margem do Congresso, sobre o surto que está a acontecer em Évora num lar ilegal na periferia da cidade onde existem 39 casos positivos, referiu que “para a saúde não há legalidade ou ilegalidade dos lares. Essa não é uma matéria da saúde, é uma matéria da Segurança Social e compete à Segurança Social fazer essa avaliação. Para nós as pessoas são todas iguais e o que nos interessa são as pessoas, quer estejam em lares legais ou ilegais e é assim que tratamos toda a gente”.

António Lacerda Sales, reforçou que “é nossa obrigação e é nosso dever defender essas pessoas”.

Para o Secretário de Estado da Saúde, “o que nos interessa é a defesa da saúde pública e a defesa das pessoas que estão nos lares”.

Sobre os problemas relacionados com a ilegalidade dos lares em Portugal, afirma que são “problemas” de “há décadas e, sendo problemas estruturais de há décadas, não são problemas passíveis de serem resolvidos em poucos meses”.

À RC explica que está a ser feito “um conjunto de procedimentos que possam tentar aliviar e melhorar essas condições, com as visitas de equipas multidisciplinares, com o apoio dos médicos dos ACES [Agrupamento de Centros de Saúde], com todo o conjunto de medidas do conhecimento público e que para nós são muito importantes na defesa dos idosos que estão nos lares”.

Populares