19.1 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“O povo de Sousel é muito devoto de Nª Sra da Orada, esta foi a forma que encontramos de a levar a todos” (c/som e fotos)

Neste ano de 2020, devido à COVID-19, as tradições estão a ser reinventadas. É o caso da procissão de Nossa Senhora da Orada, em Sousel.

Este ano a imagem de Nossa Senhora da Orada percorreu as ruas de Sousel em charrete, convidando todos a enfeitar as suas casa para a passagem da imagem.

Em declarações à RC o Padre António Nabais explica que “temos de reinventar as nossas devoções já que não podemos fazer como é tradicional. Aqui em Sousel tivemos esta ideia e, de facto, resultou”.

Segundo o prior, os Bombeiros Voluntários de Sousel voluntariaram-se para levar a imagem, mas houve a ideia de ir numa charrete, tal como já tinha acontecido na Páscoa, e “lembramo-nos de repetir com Nossa Senhora da Orada”.

Sobre a devoção da população neste dia especial, afirma que apesar de muitas pessoas não estarem em casa e haver algumas sem qualquer alusão ao momento, os “que são devotos a Nossa Senhora embelezaram as suas frontarias e deram sinais da sua fé”.

Num dia que teve tanto de diferente como de especial o Padre Nabais conta que “não podíamos deixar passa esta data”, verificando que “houve adesão quase a 100% das pessoas e, portanto, foi uma festa partilhada e organizada, praticamente, por todo o povo”.

“Quisemos que o povo cumprisse a sua devoção que, de facto, não podia ser de outra maneira. O povo é muito devoto de Nossa Senhora da Orada”.

Populares