23 Nov. 2020
 
3 p’rás 5
15:00-17:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 64

Portalegre

Portalegre: “As pessoas perceberam com esta pandemia que ter um curso ajuda muito na procura de emprego”, diz presidente do IPP (C/SOM)

Entrevistas 05 Set. 2020

O presidente do Politécnico de Portalegre (IPP), Albano Silva, falou aos microfones da Rádio Campanário sobre a oferta formativa do IPP para este novo ano letivo, o número de candidaturas ao ensino superior e como o Politécnico está a preparar o arranque do novo ano letivo 2020-2021 nas escolas.

Sobre o número de candidatos ao ensino superior este ano, Albano Silva sabe “que a nível nacional houve mais de 11 mil candidaturas em relação ao ano passado, o que é muito bom”, mas “ainda não sei quantos alunos se candidataram ao IPP”. O presidente da instituição mostra-se “convencido” de que “vamos ter muitos candidatos e eu acho que as pessoas também já perceberam que nesta situação de pandemia e das suas consequências económicas, ter uma licenciatura e ter algum conhecimento ajuda-nos muito na procura de emprego”.

“Acho que o país percebeu que, neste momento, é uma aposta a fazer do ponto de vista do conhecimento e da formação, para poderem atacar melhor o mercado de trabalho”, frisa.

Este ano, o Politécnico de Portalegre tem uma nova licenciatura na sua oferta formativa – em Educação Social, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) [leia aqui a entrevista ao diretor da ESECS, sobre a abertura deste novo curso]. Albano Silva considera esta nova licenciatura “interessante, porque é uma escola que tem duas áreas fortes, a área da Educação e a área Social, e este é um curso que “casa” estas duas áreas e que pode ter muito sucesso. Estamos muito bem preparados para o levar a cabo e para o desenvolver e os alunos que escolherem este curso, de certeza que vão ter bastante sucesso e vão ficar muito felizes por entrar num curso que lhes permite trabalhar na área da educação ou na área social, como profissionais”.

O presidente do IPP mencionou que neste momento, o Politécnico tem “16 Licenciaturas, uma dúzia de Mestrados e uma vintena de Cursos Técnicos Superiores Profissionais. Vamos tentar ver se conseguimos equilibrar tudo isto para podermos ter alunos em toda as nossas ofertas formativas”.

Normalmente, o Politécnico de Portalegre nas suas diferentes escolas faz uma abertura oficial do ano letivo, onde junta a comunidade académica nos auditórios. Para este ano, o presidente do IPP admite que “Ainda estamos a ver como é que evolui a pandemia para tomarmos uma decisão”, mas “estou a perceber que, se calhar, não vai ser possível fazer aquilo que nós gostávamos, que era uma abertura solene do ano letivo e convidar uma personalidade para fazer uma conferência, como foi no ano passado”.

Albano Silva conta que tinha pensado para este novo ano letivo “convidar outra individualidade muito forte do panorama cultural português, mas não vai ser fácil. Vamos ainda tentar realizar esta atividade e ver como a pandemia evolui, mas os últimos números não são muito encorajadores”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30