×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 64

Portalegre

Portalegre: "Esta candidatura do IPP tem um grande contributo para o nosso desenvolvimento regional", diz Presidente da CCDRA (c/SOM)

Entrevistas 04 Set. 2020

Foi assinado esta sexta-feira, dia 4 de setembro, em Portalegre, nas instalações da BioBIP – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Politécnico de Portalegre - no Campus Politécnico, o termo de aceitação do projeto recentemente aprovado, com vista à Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), no âmbito do Programa Operacional ALENTEJO 2020, numa cerimónia que contou com a presença dos vários dirigentes do Politécnico de Portalegre e do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, Roberto Grilo.

O Politécnico de Portalegre concorreu, através do Fundo Social Europeu, ao Programa de Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados e a CCDR Alentejo aprovou a contratação de seis recursos altamente qualificados por três anos, num valor global de 450 mil euros, com 15% de comparticipação nacional. Estes seis recursos humanos são dois da área de Gestão, um da área da Comunicação, um da área de Design e Marketing, um da área da Informática e um da área da Bioenergia.

O presidente da CCDR Alentejo salientou que se trata de uma aposta “claríssima do Politécnico de Portalegre” a contratação de seis recursos humanos altamente qualificados para desenvolverem atividades na BioBip, “de forma a intensificar aquelas que são as relações e a interação entre as empresas e até com um conjunto de outras infraestruturas”.

Segundo Roberto Grilo, esta candidatura apresentada pelo Politécnico “assumiu uma relevância enorme, porque permitiu ao IPP investir em pilares que suportam aquele que é o nosso desenvolvimento regional: investir, por um lado, nas pessoas, mas acima de tudo no conhecimento. Estes dois pilares são determinantes e que o Politécnico de Portalegre soube assumi-los e ter um contributo para o nosso desenvolvimento regional”.

O dirigente frisou que a prioridade será “a adaptação dos seus colaboradores, das empresas e dos empresários à mudança, através daquele que foi o apoio à contratação dos doutorados e até dos mestres nas infraestruturas tecnológicas e científicas, desde que exista colaboração com as empresas”.

Para Roberto Grilo, “o Mundo muda a uma velocidade enorme, com constantes evoluções tecnológicas e hoje a mudança assume um papel principal como fator condicionador de qualquer evolução aos mais diversos níveis. Neste contexto, o maior desafio que se coloca à academia, na minha opinião, reside na capacidade de desenvolver e transferir conhecimento para o tecido empresarial e para a sociedade em geral. Com colaboradores mais qualificados, inovadores e criativos, as empresas distinguem-se mais facilmente no mercado e criam possibilidades de desenvolvimento interno, para estarem mais preparadas para o mundo global”.

“O investimento em capital humano e no conhecimento é visto cada vez mais como um elemento fundamental para a inovação e crescimento das empresas e para o desenvolvimento das regiões como a nossa”, sublinhou.

O presidente da CCDR Alentejo destacou ainda que “é importante destacar a lógica de partilha de recursos e de criação de sinergias que não se situam num único local ou numa única sub-região”, atendendo “ao potencial institucional e empresarial do Alentejo”.

“Espero que estas sinergias se estendam por todo o território, por isso, é com grande orgulho que assinalo esta mais-valia em recursos humanos altamente qualificados que se assinala no Politécnico de Portalegre.  A região ganha com esta iniciativa que qualifica o Alentejo e ficará, seguramente, mais forte e preparada para os tempos que se avizinham. Agradeço, em nome da região, ao IPP aquilo que é o ativo que temos neste território e que, seguramente, todos nós reconhecemos que será O Motor desta sub-região”, disse Roberto Grilo.

O dirigente agradeceu ainda a Albano Silva, presidente do Politécnico de Portalegre, “a dedicação e a colaboração que prestou com a CCDR do Alentejo para nos ajudar a superar aqueles que são os indicadores que temos vindo a superar e que conseguimos a demonstrar que o Alentejo se consolida, tem futuro e que nós todos juntos vamos conseguir afirmar o nosso desenvolvimento regional e a importância fundamental de que somos uma região coesa, que temos visão e que vamos ter sucesso todos juntos”.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30