24 Nov. 2020
 
Tauromaquia
21:00-22:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 64

Portalegre

Portalegre: “Fiquei muito contente por quererem honrar um evento com quase 25 anos de história, mesmo num formato diferente”, diz Pres. das XXIV Jornadas da Comunicação (C/SOM)

Portalegre: “Fiquei muito contente por quererem honrar um evento com quase 25 anos de história, mesmo num formato diferente”, diz Pres. das XXIV Jornadas da Comunicação (C/SOM) Fotos: Jornadas da Comunicação/Politécnico de Portalegre
Entrevistas 23 Out. 2020

Os alunos do curso de Jornalismo e Comunicação da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Portalegre promovem, de 26 a 29 de outubro, a partir das 21h30, as Jornadas da Comunicação. Este evento já vai na vigésima quarta edição e é organizado exclusivamente por alunos, sendo um dos eventos mais antigos deste género no país e têm como objetivo a promoção e organização de debates inerentes às temáticas relacionadas com as áreas do Jornalismo e da Comunicação.

Este ano, devido à situação pandémica provocada pela COVID-19, as XXIV Jornadas da Comunicação, cujo tema central são as Narrativas Digitais, Multimédia e Dispositivos Móveis, vão-se realizar pela primeira vez em formato online. Inicialmente, o evento estava previsto acontecer em março, de forma presencial, mas a pandemia obrigou a alterar os planos.

Em declarações à RC, Rui Godinho, presidente da Comissão Organizadora das XXIV Jornadas da Comunicação, conta que “em março adiámos o evento, sem muitas perspetivas de futuro. Não sabíamos como é que esta situação [COVID-19] iria evoluir, nem sabíamos se seria possível fazer algum tipo de evento online. A ideia que tínhamos era realizar o evento presencial por esta altura, mas a pandemia evoluiu e acabámos por achar que fazer o evento online era a alternativa mais adequada”.

Rui Godinho salienta que “acabou por ser um desafio interessante” organizar o evento em formato online, apesar de terem sido feitas várias alterações ao planeamento inicial – “Tivemos de mudar desde o número de debates à cerimónia de entrega dos Tributos, que não é uma coisa muito normal de fazer online, mas as Jornadas vão-se realizar e temos muito orgulho naquilo que conseguimos fazer. Conseguimos manter os convidados quase todos, mesmo suprimindo dois debates, e acaba por ser um balanço positivo destes meses. Tem sido muito desgastante, mas ao mesmo tempo um desafio muito interessante”, afirma.

Sobre a forma como a equipa se sentiu após o cancelamento das Jornadas da Comunicação no habitual formato, visto ser a primeira vez que muitos alunos do curso contactam com os equipamentos e que participam na organização do evento, o presidente da Comissão Organizadora refere ter sido “foi um grande choque” e que “ficaram todos muito tristes, pois não sabíamos como ia ser o futuro”. Mais tarde, “quando voltámos a retomar os contactos já senti a Comissão Organizadora com uma abertura diferente e fiquei muito contente por quererem honrar um evento que tem 24 anos de história”.

“Senti a Comissão Organizadora muito comprometida. Houve desistências de algumas pessoas, porque não acharam que era a solução adequada, mas conseguimos manter a maior parte das pessoas e para nós foi um orgulho muito grande perceber que havia um compromisso”, enaltece.

Rui Godinho explica ainda que quando decidiram adiar o evento, em março, “contactámos cada convidado e eles, muito compreensivos, desde logo mostraram-se disponíveis para estarem presentes noutra data. Quando voltámos a contactá-los, ficaram muito entusiasmados com a ideia”. Com as alterações ao programa inicial, “houve convidados que acabaram por sair e suprimimos debates e convidados, mas houve outros que foram readaptados e recolocados noutros debates”.

Como referido anteriormente, as Jornadas da Comunicação são um evento organizado exclusivamente pelos alunos do curso, sendo um dos eventos mais antigos do país do género e que já serviu de exemplo a outros eventos organizados por alunos da área do jornalismo noutras instituições de ensino superior. Rui Godinho destaca a importância deste evento, que comemora 25 anos em 2021 e que é “muito entusiasmante e muito gratificante ver pessoas da Universidade da Beira Interior ou da Universidade Nova de Lisboa estarem sempre muito interessadas nos debates e muito em cima das atualizações do nosso evento. Isso acaba por mostrar que as Jornadas da Comunicação têm projeção e visibilidade e mostra que aquilo que se faz no curso de Jornalismo e Comunicação e em Portalegre tem impacto lá fora, não só no mercado de trabalho, mas também junto de outras faculdades com o mesmo curso”.

Devido à pandemia, o evento será feito, pela primeira vez, em formato online. Todos os debates serão transmitidos na página de Facebook das Jornadas da Comunicação. O presidente da Comissão Organizadora espera que “não existam problemas técnicos” e afirma que estão muito expectantes.

“Temos estado a planear tudo ao pormenor, desde tentar perceber como funcionamos com a Plataforma Zoom, como é que podemos colocar perguntas que surjam na caixa de comentários do Facebook das Jornadas e como as podemos colocar às moderadoras, para poderem lançá-las no debate, para haver inclusão por parte do público e dos espetadores dentro dos debates”, explica Rui Godinho.

Quanto às expetativas para esta edição, admite que “não temos expetativas muito fixas, porque é complicado tentar perceber como é que isto vai resultar. Gostávamos de ter adesão e até acho que podemos ser surpreendidos e mostrar que afinal é possível fazer este evento em formato online, há pessoas de outras universidades e mesmo da área que têm partilhado as nossas publicações e, portanto, há essa expectativa para ver quem assiste aos debates”.

As Jornadas da Comunicação premeiam personalidades das áreas do Jornalismo e da Comunicação, com a entrega dos Tributos. Este ano, o Tributo de Jornalismo será entregue à jornalista da Antena 1, Rita Colaço, e o Tributo de Comunicação à agência de comunicação Bangbang Agency. Contudo, a entrega do galardão não será feita na escola, como nas edições anteriores. Para Rui Godinho, esse foi “o principal desafio enquanto direção”. Face à situação, o presidente da Comissão Organizadora explica que “vamos entrevistar a representante da BangBang Agency e a Rita Colaço. Os troféus serão enviados por correio e depois poderão enviar uma fotografia com o mesmo para partilharmos nas nossas redes sociais. A entrevista será feita como habitualmente, e faremos uma entrega simbólica. Não será a mesma coisa do que estar presencialmente na ESECS, mas fica a homenagem e o momento assinalado”.

Questionado como foi, a nível pessoal, realizar este evento face à situação de pandemia que o país atravessa, Rui Godinho conta que “inicialmente foi uma tristeza perceber que um trabalho realizado desde novembro do ano passado podia ser em vão. Pensei como é que íamos realizar o evento na mesma, porque não íamos deitar o trabalho fora e comecei desde logo por tentar perceber se seria possível fazer o evento online ou presencialmente mais tarde”. O estudante destaca a vontade da direção da ESECS e do Politécnico de Portalegre em manter o evento, o que “deu uma motivação maior e uma confiança muito grande naquilo que tinha em mãos que era fazer umas Jornadas à distância”.

Rui Godinho mostra-se orgulhoso “por conseguirmos pôr estas Jornadas de pé e também da Comissão Organizadora toda, porque sem eles nada disto seria possível. Se tenho orgulho de as Jornadas serem feitas, devo a eles”.

O presidente da Comissão Organizadora das XXIV Jornadas da Comunicação deixa um convite a todos os ouvintes para que acompanhem o evento online.

O evento contará com a presença de Ruben Martins, jornalista do Público, no debate “Podcasts: tendência ou aposta de futuro?”, com a Consultora de Comunicação Fátima Casanova que fará parte do debate sobre “Marketing Digital e Storytelling”, com o jornalista Paulo Bastos, da TVI, na temática relativa aos “Prós e Contras do Jornalismo Especializado”, entre outros elementos reconhecidos na área.

Pode acompanhar o evento aqui.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30