15 Jun. 2021
Augusta Serrano;
Fadistices
20:00-21:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Vila Vicosa

Projeto Casa Museu de Florbela Espanca avança e traz "nova luz à vida e obra" da poetisa diz Tiago Salgueiro (C/Som)

Entrevistas 30 Dez. 2020

Investigador de História Local, Tiago Salgueiro, anunciou esta semana, a criação do projeto Casa Florbela Espanca que originou da aquisição do imóvel onde Florbela Espanca viveu durante a sua infância e também de um espólio florbeliano inédito.

Em declarações à RC, o investigador explica que, "houve aqui uma conjugação muito feliz de acontecimentos. O imóvel onde Florbela Espanca residiu durante a infância e a adolescência, na antiga Rua da Corredoura (actual Rua Florbela Espanca), encontrava-se à venda. No seguimento disto, “houve uma mecenas que felizmente avançou para a aquisição do imóvel” e também da aquisição “de um espólio florbeliano inédito, que servirá de base a este projeto cultural.”

“Toda a parte da componente arquitetónica está agora a ser avaliada” E estamos agora também a fazer inventariação de todos os bens florbelianos que irão constituir a base programática do futuro espaço cultural em Vila Viçosa.”

Em relação à data de inauguração deste espaço, Tiago Salgueiro perspetiva que, “em 2022 a casa de Florbela Espanca em Vila Viçosa possa vir a ser uma realidade.”

Para apresentação do projeto, foi lançado um site, com informações diversas acerca dos desenvolvimentos desta iniciativa e também ao nível da intervenção arquitetónica e museológica.

Em conjunto com a requalificação da antiga casa da poetisa, o investigador adianta que, "desde de 2012 que a equipa por detrás deste projeto tem vindo a trabalhar no levantamento sobre o espólio florbeliano, disperso por várias coleções privadas. Este esforço permitiu, “a aquisição de um conjunto de manuscritos, fotografias e objetos pessoais” da poetisa. Adianta ainda que estes são “materiais inéditos que podem trazer uma nova luz àquilo que foi vida e obra de Florbela Espanca.”

Com vista no futuro deste projeto, "vamos procurar avançar para um conjunto de parcerias com diferentes instituições, para criar em Vila Viçosa uma dinâmica cultural através da organização de workshops, conferências e exibição de documentários e filmes relacionados com o mundo de Florbela Espanca," adianta Tiago Salgueiro

Em relação à composição da equipa integrante neste projeto, o investigador esclarece que, “temos uma equipa pluridisciplinar, tendo eu sido nomeado o porta-voz do projeto.”

“Este primeiro passo foi dado de uma forma independente, mas pretende-se no futuro trabalhar em conjunto com a Câmara,” esclarece o investigador Tiago Salgueiro.

É de recordar, que paralelemante a esta iniciativa, a Câmara Municipal de Vila Viçosa já tinha demonstrado interesse em adquirir um imóvel com vista à instalação da Casa Museu Florbela Espanca. Foi em Março deste ano, que a autarquia mostrou prontidão para a aquisição de um imóvel na Rua Gomes Jardim.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30