13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Requalificação da Fortaleza de Juromenha, “uma “joia” que representará com dignidade o Alentejo no mundo” diz João Grilo, Presidente da C.M de Alandroal (c/fotos e som)

Foi esta manhã assinado o auto de consignação da empreitada de consolidação e restauro dos parâmetros do perímetro abaluartado exterior e cerca islâmica e medieval interior da Fortaleza de Juromenha.

A cerimónia de assinatura decorreu na Igreja Matriz de Juromenha, no interior da fortaleza, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, do Presidente da CCDR do Alentejo, Dr. António Ceia da Silva, da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Drª. Ana Paula Amendoeira. assim como os arquitetos responsáveis pelo projeto, Arq. Pedro Pacheco e José Aguiar.

Trata-se de um investimento de  4.663.809,27 euros, com uma comparticipação de cerca de 300 mil euros por parte da autarquia de Alandroal.

A Rádio Campanário esteve presente nesta cerimónia e falou com João Grilo, presidente da Câmara Municipal de Alandroal que nos adiantou “que este projeto era algo muito ambicionado pela região” sublinhando “que este projeto envolveu muitas entidades destacando a CCDR Alentejo e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Visivelmente satisfeito pelo fato de um processo desta dimensão ter avançado, o autarca destaca que este momento é “ uma satisfação muito grande pois é o primeiro passo importantíssimo, portanto sem recuperar as muralhas, nunca se olharia para Juromenha fosse de que fonte fosse e portanto este projeto abre o caminho para olhar para Juromenha de outra forma, na envolvente, ou seja, todo o núcleo que está integrado no plano de salvaguarda que no fundo é a vila que está construída fora das muralhas” reiterando a necessidade de intervir na melhoria das acessibilidades e arruamentos.”

Para João Grilo não é difícil perceber que “sendo a Fortaleza um foco de atração de visitantes e de turistas teremos que repensar também a forma como as pessoas chegam aqui, a forma como as pessoas vivem na vila e a forma como se movimentam, sendo tudo isto mais uma etapa.”

O Autarca não deixa ainda de referir que “tem ainda que ser pensado, numa nova etapa, outras valências que têm que existir na vila para dar resposta ao projeto que está agora a ser iniciado existindo já um projeto para o centro náutico, mas tem que ainda ser pensado outro tipo de oferta turística que ajude a complementar o que temos aqui.”

João Grilo refere ainda que “vamos fazer uma grande intervenção num monumento do concelho conjugando esforços, vontades e financiamentos investindo muito pouco do que são os nossos fundos próprios, querendo replicar este modelo nos dois outros centros históricos que temos.”

Relativamente à comparticipação financeira do Município, segundo diz João Grilo ” não representa nenhum esforço adicional pois a autarquia tem capacidade para investir até mais do que isso.”

Segundo o Autarca “sendo um investimento grande ele acaba por ter um peso muito reduzido no nosso orçamento” dando como exemplo outras obras, como por exemplo a conclusão da antiga biblioteca onde o investimento por parte da câmara será bem superior e tal como refere “aí sim poderão existir dificuldades”.

João Grilo acredita que “Juromenha tem uma identidade própria, o Alentejo tem várias jóias e várias potencialidades, núcleos históricos importantíssimos “acrescentando “acredito que Juromenha tem tudo para representar, com a mesma dignidade ou um pouco acima, a nível mundial, o Alentejo e Portugal.”

 

 

 

 

Populares