Reguengos de Monsaraz

Veja aqui a inauguração do novo Café Central de Reguengos um "espaço nobre" diz Pres. José Calixto (C/Som e Fotogaleria)

Entrevistas 21 Dez. 2020

Foi hoje inaugurado ao público o novo espaço do Café Central em Reguengos de Monsaraz após a requalificação urbana da Praça da Liberdade e do Centro de Acolhimento Turístico (CAT).

A Rádio Campanário esteve ontem presente na inauguração com todos os investidores e envolvidos neste projeto, onde questionou o Presidente da Câmara de Reguengos, José Calixto, acerca da sua ótica nesta nova fase de um estabelecimento emblemático da cidade.

“Este edifício teve várias épocas, mas foi sempre um café central com todo o significado que isso teve para cidade de reguengos. Um espaço que era uma verdadeira montra de todas as relações sociológicas que se viviam no concelho e nesta região,” explica o Presidente.

José Calixto explica que a certa altura a missão da Câmara tornou-se na de preservar a história deste edifício, “convertendo-o num centro de acolhimento turístico.”

O Café Central, um edifício emblemático da cidade de Reguengos, hoje é um espaço que serve três ações concretas. “Um Posto de Turismo, uma loja de produtos da terra e um centro de degustação, onde era o antigo restaurante do Café Central,” explica o edil.

 

O Posto de Turismo da cidade, enquadra a requalificação da praça central de Reguengos, à qual José Calixto nomeia um “espaço nobre.”

“Para quem vem de Monsaraz e vai para Évora, [este] é um espaço que tendo esta atratividade e esta requalificação, dá-nos esperança que, quem nos visita, fique por aqui também a desfrutar”, esperança o edil.

A inauguração do Café Central ao público realiza-se hoje, dia 20 de dezembro, no entanto, ainda estão em curso alguns acabamentos no exterior do estabelecimento. José Calixto a este tema revela que “toda a zona da praça que fica adjacente ao Café Central e a outros restaurantes e cafés, será uma grande zona de esplanadas.”

O Presidente revela que estes acabamentos da Praça da Liberdade terão um pequeno palco e um elemento de água e luzes que à noite “criará uma beleza diferente e mais intensa a todo o espaço público.” Adianta ainda que, de dia, terá um sistema de nebulização de água para as esplanadas da praça, tornando o espaço “mais agradável perante as temperaturas altas no nosso Alentejo.”

A obra da requalificação urbana do centro de Reguengos ficará “basicamente” concluída no dia 23 de dezembro, no entanto, “teremos mais 15 a 20 dias de obra. Se não houverem mais contratempos climatéricos,” adianta José Calixto.

O Presidente José Calixto, admite à RC que espera que esta obra “esteja aqui durante um século, como a anterior obra desta praça esteve.”

“Hoje é um dia de arranque de uma funcionalidade que passamos a ter, que é este magnífico centro de acolhimento turístico”, celebra o Presidente José Calixto

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31