9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

1º evento de cultura pop japonesa no Alentejo – Évora Anime

No âmbito do evento Évora Anime, promovido pelo Instituto Cultural de Évora, foi realizado o lançamento do livro de banda desenhada mangá “Occam’s Blade: A Navalha de Occam”, pela autora Ana Rosado. 

“Occam’s Blade” é já o segundo mangá pela autora mangaka, tendo anteriormente ilustrado o primeiro mangá a ser publicado em Évora e o primeiro em Portugal a ser escrito em prosa poética – “Os Heróis do Alto de São Bento”, argumentado por Pedro dos Santos.

O mangá “Occam’s Blade” foi também traduzido pela autora e ilustradora Ana Rosado, e encontra-se disponível para ler em português, inglês e japonês. 

 

Sinopse do mangá: 

Um rapaz é transportado para uma época diferente, criando uma fissura temporal. A procura pela própria identidade transforma-se numa aventura de proporções sinistras. Manga seinen (jovem adulto) sobre viagens no tempo, realidades alternativas e virtuais, procura da identidade e o papel do ser humano ao lado da tecnologia. Este manga está traduzido para Português, Inglês e Japonês.


O evento Évora Anime, no qual o lançamento foi realizado, foi o primeiro evento do género a ser realizado no Alentejo, tendo a adesão ao mesmo ficado acima das expectativas, trazendo assim perspetivas duma próxima edição, num espaço maior e assim mais adequado à popularidade do evento.

Localizado na Pousada da Juventude de Évora, as atividades do evento incluíram encontros informais, workshops de desenho mangá e de caligrafia japonesa, degustação de aperitivos japoneses, lançamento de mangá e light novel, venda de artes em bancas de artistas, sessão fotográfica com cosplayers profissionais, entre outras.

O evento contou também com a presença do Senhor Vereador Alexandre Varela.

Esta iniciativa é promovida pelo Instituto Cultural de Évora e integra o projeto Japão Portugal, com os parceiros Associação de Cosplay e FRAJAL, e o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e do Corpo Europeu de Solidariedade e o Erasmus+.

 

Populares