29 Jun. 2022
Augusta Serrano;
Fadistices
20:00-21:00

Alcacer do Sal

200 pessoas de Alcácer do Sal beneficiarão do primeiro Rendimento Básico Incondicional

Regional 26 Nov. 2021

Vai avançar, em breve, no concelho de Alcácer do Sal, a primeira experiência de implementação do Rendimento Básico Incondicional (RBI), uma prestação que no futuro poderia ser atribuída a cada cidadão, independentemente da sua situação financeira, familiar ou profissional, para permitir uma vida com dignidade.

Segundo o Jornal de Notícias, o eurodeputado Francisco Guerreiro, dos Verdes, apresenta hoje também, no Auditório Municipal de Gaia, três novos episódios de um documentário que está a desenvolver para explicar o que é o RBI, intitulado “RBI: um caminho de Liberdade”.

Ao longo de dois anos, "200 pessoas" beneficiarão deste tipo de rendimento, graças ao apoio da comunidade local e verbas "europeias e municipais", contou, ao JN, Francisco Guerreiro, eurodeputado (Verdes / Aliança Livre Europeia) que apresenta, esta sexta-feira, no Auditório Municipal de Gaia, três novos episódios de "RBI: um caminho de Liberdade", um documentário que está a desenvolver para explicar o que é o RBI.

Porém, o eurodeputado entende que deveria ser realizado um projeto-piloto de maior envergadura, que contemplasse verbas também do Orçamento do Estado, para garantir maior fiabilidade dos resultados. Na ótica do mesmo, a amostra deveria contar com "5 mil pessoas", de várias regiões do país e o valor a ser atribuído deveria ser o "salário mínimo" nacional.

Por outro lado, Francisco Guerreiro acredita que o tema marcará, nos próximos anos, a agenda política, económica e social a nível europeu e diz que o debate sobre a distribuição da riqueza urge, numa altura em que as "condições de vida se degradaram para muitos devido à pandemia e a crescente automatização da sociedade levará à redução do emprego disponível".

Os novos episódios do documentário abordam o tema do lazer, cultura e comunidade, as questões ligadas à educação, investigação e cidadania e, ainda, a igualdade de género.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Junho 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30