12 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“2023 será o ano da entrega da candidatura do Tapete de Arraiolos a Património da Unesco” diz Pres. Da CM de Arraiolos(c/som)

A candidatura do tapete de Arraiolos a Património imaterial da humanidade é um processo que corre já há algum tempo.

Sendo o Tapete de Arraiolos um dos principais factores de dinamização da economia local, neste município tudo se faz para renovar a necessidade de preservar, salvaguardar e certificar este produto de excelência.

A sua classificação como Património Imaterial da Unesco é um desejo antigo que se tem arrastado no tempo mas que tem agora dado novos passos.

À margem da inauguração da mostra gastronómica que decorre em Arraiolos até ao próximo dia 6 de novembro, a Rádio Campanário falou com Sílvia Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos sobre o processo.

Sílvia Pinto começou por nos referir “que esta candidatura ficou em stand by porque houve uma alteração que nos obrigou a fazer o registo no inventário nacional.”

Conforme explica a Autarca “o Tapete de Arraiolos não constava no inventário nacional mas a situação está ultrapassada e já publicada em Diário da República em setembro do ano passado.”

Neste momento, e conforme refere Sílvia Pinto, o Município “já está a trabalhar nos dossiers de candidatura e conta ter os mesmos prontos muito me breve.”

A Autarca de Arraiolos garante que “o dossier de candidatura será entregue em 2023.”

 

 

 

 

 

 

 

 

Populares