10.4 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Março 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

9.ª Força Nacional Destacada para a República Centro-Africana realizou Exercício na região de Estremoz

A Região de Estremoz recebeu a 9.ª Força Nacional Destacada para a República Centro-Africana para realização do Exercício BANGUI 211.

Segundo informação disponibilizada na página oficial do Exército português, o exercício decorreu de 22 a 26 de março, na região de Estremoz, e marcou o final do aprontamento da 9.ª Força Nacional Destacada para o Teatro de Operações (TO) da República Centro-Africana (9FND/RCA).

Esta Força, adianta a informação divulgada, que irá constituir-se como a próxima Força de Reação Rápida da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a RCA (MINUSCA), foi testada num cenário que procurou recriar o ambiente existente no TO, possibilitando a validação da sua prontidão para o combate, ao nível do planeamento, controlo e execução das tarefas no âmbito da missão.

A 9FND/RCA é composta por 180 militares, maioritariamente do 1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista, e fazem igualmente parte da Força militares de outras Unidades do Exército Português, que reforçam a sua capacidade operacional, e três militares da Força Aérea Portuguesa, que constituem uma Equipa de Controlo Aéreo Tático.

Das capacidades diferenciadoras, refere o Exército,  provenientes de outras Unidades do Exército, destacam-se as valências na área da Engenharia, do Apoio Sanitário, das Comunicações, da Alimentação, da Manutenção e das Viaturas Blindadas de Rodas PANDUR II.

No decorrer do Exercício BANGUI 211, a Força foi certificada como “Combat Ready” pela equipa da Inspeção-Geral do Exercito que realizou a avaliação nos dias 23, 24 e 25 de março, através uma “Combat Readiness Evaluation”(CREVAL).

Durante o Exercício, o Regimento de Cavalaria N.º 3 constitui-se como “Main Operating Base”, simulando o Campo M´POKO, em Bangui.

Foto: Página Oficial do Exército Português 

Populares