Beja

"A Europa, o Alqueva e as agriculturas do Baixo Alentejo" é tema para conferência em Beja!

Regional Escrito por  Nota de Imprensa 23 Set. 2022

Realiza-se no próximo dia 29 de setembro, pelas 21h30, no auditório da EDUIA, em Beja, a conferência “A Europa, o Alqueva e as agriculturas do Baixo Alentejo, mudanças e permanências”.

Esta conferência tem entrada livre e está integrada no ciclo “Terra e Paisagens no Sul”, que resulta de uma parceria entre a EDIA, a Câmara Municipal de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo e terá como orador João Madeira, Mestre em Economia Agrária e Sociologia Rural.

Pretende-se, convocando a história, antropologia, agronomia, economia e diversas outras áreas do saber, ajudar a perceber como se foi definindo a paisagem alentejana e moldadas as suas gentes.

A conferência acompanhará os percursos de um conjunto de atividades relevantes nos sistemas de agricultura do Baixo Alentejo, desde a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia, até à atualidade.

Ao longo deste período analisam-se as dinâmicas observadas na expressão territorial e económica daquelas atividades e, simultaneamente, as alterações do enquadramento, em termos de políticas públicas, aplicável, não só às referidas atividades, mas ao sector agrícola como um todo.

Este enquadramento é, nesta região e para este período, maioritariamente constituído pelas várias conformações da Política Agrícola Comum, PAC, bem como pelo processo de construção e posterior entrada em operação do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, EFMA.

PAC e EFMA aparecem assim como os grandes modeladores de um território desigual e, como tal, a exibir respostas diversas, onde mudança e permanência coexistem, convivendo de forma, até à data, maioritariamente indiferente, pacífica e, por vezes, até sinérgica.

A entrada é livre, condicionada à lotação do auditório.

Poderá reservar o seu lugar através dos seguintes canais: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 964 934 162 (neste caso, só de 2ª a 6ª, entre as 08.30-12.30 e 14.15-15.45).

A conferência terá transmissão em direto no canal Youtube da EDIA em:

https://www.youtube.com/c/AlquevaEDIA

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31