24 Set. 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Turismo

"A fortaleza de Juromenha vai estar para Alandroal como Monsaraz para Reguengos", diz Manuel Varandas (c/som)

Regional Escrito por  09 Ago. 2022

A Rádio Campanário esteve hoje à conversa com o Sr. Manuel Varandas, proprietário da loja de desporto de Alandroal, aberta desde 1991, portanto, já com a bonita idade de 31 anos.

Questionado sobre se muita gente procura os artigos que tem à venda na sua loja, Manuel Varandas refere que o que se vende mais é material relacionado com a pesca, mencionando que mais de 70% das suas vendas recaem sobre artigos de pesca, pois, na zona, muita gente se dedica a este desporto, tendo em conta a proximidade, não só da Barragem do Alqueva, mas também do Lucefecit, em Terena, e de outras barragens mais pequenas que os pescadores conhecem e onde praticam esta atividade de lazer.

Sobre os artigos de pesca que mais se vendem, Manuel  Varandas diz que se vende tudo o que é necessário para a prática deste desporto como canas, carretos, amostras, engodo e isco:"Tenho clientes fixos e de passagem, como de Estremoz, Borba, Vila Viçosa, Pardais e Bencatel", pois "quem vem da Zona dos Mármores, em direção a Alqueva, passa por Alandroal" e as pessoas acabam por fazer ponto de paragem na loja do Sr. Varandas.

Será a pesca um desporto de geração? "Vendo material de pesca a filhos e já a netos,  afinal, a loja tem 30 anos de existência e vai atravessando as várias gerações". Questionado sobre a rentabilidade do seu negócio, "já teve melhores fases". Esteve muito em baixo na crise de 2009/10 e depois durante a pandemia de COVID-19, período em que a loja teve que fechar em dois momentos, mas agora "já mexe novamente".

Também de acordo com  Sr. Varandas,  o turismo em Alandroal está agora a mexer mais "vêem-se muitos turistas das grandes cidades no interior, nos restaurantes e em todos os setores, turistas que também estão a comprar casa no concelho". Neste contexto, Manuel Varandas acrescenta que antes se viam muitas casas abandonadas no concelho de Alandroal, o que agora não acontece.

Sobre a abertura da nova praia fluvial no concelho de Alandroal, a Praia Azenhas d'El Rei e da sua influência sobre as vendas da sua loja, Manuel Varandas afirma que esperava um maior impacto, mas logo esclarece "as pessoas vão à praia, não vão para ir à pesca", acrescentando que possivelmente esta praia poderá até mexer mais com o turismo de Juromenha.

Juromenha, localidade onde entretanto está a decorrer a obra de requalificação da Fortaleza, que poderá ser, na opinião de Manuel Varandas, fator de grande impulso para a economia de todo o concelho de Alandroal, um pouco "à semelhança de Monsaraz no concelho de Reguengos de Monsaraz", o que realmente mostra e confirma que Alandroal está no bom caminho.

 

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30