9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

 A portalegrense Catarina D’ Oliveira foi distinguida com Prémio “José Régio” (c/fotos)

O Rotary Clube de Portalegre e o Rotary Clube de Vila do Conde, instituíram o Prémio “José Régio”, que vai na sua XVI edição. É um prémio, atribuído anualmente ao melhor aluno de Português do décimo segundo ano de cada cidade, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.

Trata-se de homenagear a figura ímpar da nossa cultura “José Régio” que nasceu em Vila do Conde e viveu, grande parte da sua vida, em Portalegre onde fora colocado, como professor, no então Liceu Nacional de Portalegre. 

Este prémio visa também contribuir para o estreitamento dos laços que unem as duas cidades e os dois clubes rotários. 

Este ano e devido ao contexto de pandemia, ao contrário do que costuma ser habitual, houve duas sessões de entrega de prémio, em ambas as cidades (Portalegre e Vila do Conde), no dia 9 de Setembro, tendo sido distinguidos os alunos Catarina Isabel Laureano Rita Nunes D’ Oliveira de Portalegre e Tomás Costa Lopes de Vila do Conde. 

A cerimónia em Portalegre, foi celebrada no espaço da Casa-Museu José Régio e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Eng.ª Fermelinda Carvalho e do Prof. de português da aluna premiada, António Jacinto Pascoal. O momento foi distinguido pela entrega de um diploma e o prémio no valor de 250€, para além de algumas lembranças alusivas a José Régio e ao Município de Portalegre.

A Catarina e o Tomás foram dignos merecedores desta distinção a avaliar pelos seus currículos e resultados alcançados no final do ensino secundário. Este prémio, inteiramente merecido e dentro do espírito rotário, irá certamente, constituir um marco na vida destes jovens e das suas famílias, incentivando-os a tornarem-se líderes ativos e interventivos nas suas comunidades. 

 

 

Populares