04 Jul. 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Bencatel

"A Tradição desta festa mantém-se, este ano com mais gente e mais fé em NSA SRA DAS MERCÊS” diz Presidente da Associação organizadora(c/som e fotos)

Regional 18 Abr. 2022

Realizaram-se este fim de semana as tradicionais festas em Honra de Nossa Senhora das Mercês, na freguesia de Bencatel, concelho de Vila Viçosa.

Estas tradicionais festas que têm na componente religiosa um dos pontos altos das celebrações, contemplam para além das cerimónias religiosas,  animação cultural, desportiva e musical.

As festas em honra de Nossa Senhora das Mercês terminam na segunda-feira de páscoa com um convívio junto à Igreja de Nossa Senhora das Mercês, onde dezenas de pessoas se juntam para fazer jus à tradição de comer o borrego no campo.

As tradicionais festas em honra de Nossa Senhora das Mercês regressaram assim dois após um interregno provocado pela pandemia de covid 19.

A Rádio Campanário esteve hoje na romaria de Nossa Senhora das Mercês e falou com António Paulos, presidente da Associação Recreativa de Nossa Senhora das Mercês, organizadora desta Romaria, que nos fez o balanço desta festa realizada neste ano de 2022.

António Paulos começou por nos referir que  “o balanço foi positivo, apenas houve aqui uns percalços, nomeadamente com o artista contratado para a tarde de hoje, mas que acabou por se resolver.”

O Presidente da Associação adiantou-nos ainda que “houve uma adesão boa, nós fazemos um peditório, e este ano também há muita gente de luto. Nós tivemos menos pessoas a dar para o peditório e tivemos o mesmo rendimento que tivemos há três anos, é muito bom. “

O responsável pela organização acrescenta ainda “as pessoas aderiram, ainda ontem na garraiada toda a gente aderiu, certa procissão a gente já sabe como é que é o hábito, saímos aqui da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, somos meia dúzia deles, e depois dentro da aldeia já começa a aparecer mais pessoal.”

Questionado se a interrupção forçada destas festas durante dois ano devido à pandemia pode ter retirado a fé e a vontade das pessoas em participarem nesta Romaria a Nossa Senhora das mercês, António Paulos disse “não, ainda hoje se está a ver, está aqui cheio, há aqui muita gente, tivemos mais gente hoje do que tivemos há dois anos, portanto não abalou a fé” sublinhando ainda que, tal como é tradição, na segunda-feira de páscoa, “a tradição mantém-se,  há pessoas trazem o borrego, comem aqui o borrego, desde as dez da manhã que há aqui pessoal. A gente andou a trabalhar, tivemos aqui uma procissão, tivemos a missa.”

O Presidente da Associação Recreativa deixou ainda um agradecimento aos proprietários da igreja de Nossa Senhora das Mercês “queria agradecer ao senhor José Basílio Castelo Branco, que é o dono, e à dona Leonor que são as pessoas que ainda mais incentivam para que esta Festa ande para a frente.”

Segundo a Associação Recreativa “estamos em força, já temos pessoas a oferecer-se para virem para a comissão e a dizer-me que o que fizer falta, ainda ontem tivemos pessoas a ajudar-nos sem pertencerem à comissão. “

Quanto a projetos para o futuro, António Paulos referiu “queremos arranjar um andor para o São Pedro, vamos comprá-lo, pois, queremos ter as nossas coisas próprias como tem as outras igrejas.”

Em jeito de conclusão referiu “o balanço é positivo, é belíssimo apesar do percalço do artista de hoje.”

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Julho 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31