Evora

Ação de Limpeza na Ecopista de Évora juntou escolas e instituições (c/fotos)

Regional Escrito por  15 Dez. 2021

Uma ação de limpeza na Ecopista de Évora, visando contribuir para uma maior educação ambiental, realizou-se durante toda a manhã do dia 14 de Dezembro e juntou cerca de uma centena de alunos do 1º ciclo do ensino básico e secundário, pertencentes ao Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, conforme divulgado pelo município.

A forte motivação de todos, tanto alunos como professores, assim como dos representantes das entidades envolvidas desde a primeira hora, esteve na base do êxito desta iniciativa. Salienta-se também o apoio crucial dos professores do programa ECO-ESCOLAS que através do seu trabalho ao longo do ano motivam os alunos para uma maior consciencialização ambiental e agora os mobilizaram para esta ação.

Tratou-se de uma iniciativa resultante de uma parceria institucional entre a Fundação INATEL, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Câmara Municipal de Évora e o Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, com o apoio operacional da Marca – Associação de Desenvolvimento Local.

Entidades cujos representantes, no final da jornada, agradeceram aos participantes, mostrando disponibilidade para prosseguir com outras ações idênticas, às quais se considerou juntar também os familiares dos alunos. A Câmara Municipal de Évora esteve representada institucionalmente pelo Vice-Presidente, Alexandre Varela.

Refira-se que esta ação incluiu uma vertente prática de limpeza didática e de recolha de resíduos/lixos em quatro zonas da Ecopista de Évora e outra  teórico-prática de categorização e quantificação, na Escola André de Resende – Évora.

Um trabalho que está estrategicamente alinhado com uma série de atividades e projetos municipais para o desenvolvimento sustentável do concelho uma vez que a ciência e o ambiente são uma das áreas prioritárias do Projeto Educativo Local.

Numa Cidade Educadora como Évora, esta ação concorre igualmente para a promoção do sentido crítico e cívico dos participantes, para a sua formação, mobilizando-os para comportamentos responsáveis, cívicos e sustentáveis.

Sublinha igualmente a importância do investimento do Município de Évora na inscrição e no apoio às Eco Escolas do concelho por forma a multiplicar a formação de crianças e jovens em torno da educação ambiental, da educação para a cidadania e da missão que este leva a cabo na valorização e divulgação da ciência.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31