21 Jan. 2022
 
Ser Igreja
23:00-00:00

Adega Mayor junta à sua orquestra a melodia do novo "Monocasta Gouveio"

Regional 02 Ago. 2021

A Monocasta Gouveio promete abrir os sentidos à melodia… e não vem sozinho. Consigo traz as novas colheitas de AM Antão Vaz e AM Arinto.


Fruto de onde o Campo é Maior com as suas vastas planícies a perder de vista, nasce o novo monocasta branco Adega Mayor Gouveio. Estruturado e aromaticamente expressivo apresenta-se como um branco alentejano de perfume e frescura ímpares, reforçando a gama de Monocastas brancas Adega Mayor, conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.

À chegada do Adega Mayor Gouveio 2020 juntam-se também as novas colheitas de 2020 Adega Mayor Arinto e Adega Mayor Antão Vaz. 

Os novos monocastas Gouveio, Arinto e Antão Vaz apresentam uma identidade própria que os distingue entre si, numa melodia ímpar tocada por cada casta utilizada. Porque cada monocasta representa um instrumento e há instrumentos que merecem ser ouvidos a solo. 

O Adega Mayor Gouveio 2020 é um vinho de tonalidade amarela esverdeada, aspeto límpido e brilhante. Aromaticamente expressivo, sugere fruta exótica, maracujá e lima, bem como ligeiro vegetal fresco, pepino e pimento. A boca é leve, saborosa e bem balanceada entre a fruta, o vegetal e a frescura de uma acidez surpreendente.
O perfume e a frescura deste branco alentejano, são uma boa companhia para as tardes de verão. À mesa, os pratos frescos com sabor a mar, ostras ao natural com umas gotas de limão ou uns percebes cozidos, são certamente um bom complemento.

 

O Adega Mayor Antão Vaz 2020 de aspeto límpido e tons pálidos de cor palha, é um vinho de aromas intensos e convidativos. A frescura do nariz sugere fruta exótica, onde se destacam as notas de ananás maduro e flor de maracujá. Na boca entra ligeiro e discreto, evoluindo para uma complexa mistura de frutas frescas. Um conjunto repleto de harmonia onde a tensão, estrutura e volume de boca se apresentam em sintonia. A acidez bem integrada confirma a agradável sensação de equilíbrio e remete-nos para um final longo e persistente. Um Antão Vaz fresco e cheio de vida. Um branco alentejano irreverente, ideal para peixes grelhados e mariscos, porém, capaz de ser simplesmente uma agradável companhia de verão entre amigos.

            

O Adega Mayor Arinto 2020 é um vinho aromaticamente discreto, de intensidade média, que privilegia as notas de maçã verde, lima e um caráter vegetal balanceado por uma mineralidade pungente. Na boca é “cheio” e vibrante. O final é persistente e confirma agradavelmente o carácter mineral do nariz.
Untuoso e naturalmente fresco, este vinho branco pede comida a acompanhar. Pratos de peixe grelhado, peixes no forno e pratos de carne branca não muito condimentados, casam na perfeição com esta monocasta.

       


A Adega Mayor  foi inaugurada em 2007, e é o projeto vitivinícola do Grupo Nabeiro, onde a arte do vinho se cruza com a de Siza Vieira.
Com vinhas localizadas na Herdade das Argamassas e Herdade da Godinha, em Campo Maior, no Alentejo, a Adega Mayor tornou-se, desde logo, uma referência no enoturismo português por ser a primeira adega de autor construída em Portugal.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31