07 Fev. 2023
Nuno Rocha
Ponto de Contacto
11:00-13:00

Alentejo

Águas de Santo André integra “VAMOS JUNTOS SOBRE RODAS” pela sustentabilidade!

Regional Escrito por  11 Nov. 2022

“VAMOS JUNTOS SOBRE RODAS” é um projeto lançado e desenvolvido pela Associação de Pais da Escola Básica n.º 4 de Santo André. Este Projeto visa promover a mobilidade sustentável, convidando as crianças e pais a deslocarem-se, todas as semanas (sexta-feira) para a escola em bicicleta ou trotinete.

O projeto está alicerçado numa sensibilização que começa no início da idade escolar, tornando as crianças e jovens atentas às questões ambientais e a praticar no dia-a-dia hábitos saudáveis e sustentáveis, intervindo diretamente na mudança de mentalidades necessária através das suas boas práticas, envolvendo os adultos (país e avós) tornando-os mais conscientes com as matérias relacionadas com a proteção do ambiente, transformando-os em agentes ativos e interventivos na defesa do nosso planeta.

Assim, todas as sextas-feiras, em média, cerca de 80 participantes/cidadãos, entre crianças, país, avós, professores e auxiliares) optam por se deslocar, em família, para a escola usando meios de transporte amigos do ambiente (bicicleta e trotinet), na sua deslocação habitual de casa para a escola e da escola para casa, demonstrando a todos os munícipes que a freguesia de Santo André tem as condições ideais para a mobilidade suave, sendo apenas necessário que as pessoas estejam dispostas a mudarem de rotinas, hábitos e de mentalidades.

Este projeto Pedala na verdade pela defesa de todas as questões relacionadas com a proteção do ambiente, mas também pela autonomia das crianças, pela socialização e pelo convívio, pela criação de hábitos e práticas saudáveis, (tais como beberem água da torneira da AdSA nas nossas garrafas sustentáveis reutilizáveis) conseguindo de uma forma divertida, segura, e responsável reforçar laços familiares, mas também entre a comunidade escolar e as famílias.

Este projeto, tendo em conta o sucesso obtido numa fase inicial, pretende ser alargado numa primeira fase a todas as escolas de Vila nova de Santo André, e posteriormente a todo o município de Santiago do Cacém.

Para a concretização deste projeto e o respetivo alargamento, a Associação de Pais irá contar com todo o apoio da Águas de Santo André no sentido de prepararmos uma candidatura conjunta, em 2023, ao Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, para garantir as verbas a fundo perdido para o alargamento deste projeto pioneiro em Portugal.

A Águas de Santo André, S.A. continuará a apostar em projetos que contribuam para as pessoas e para a comunidade, promovendo o bem-estar e a preservação do ambiente no sentido de garantir que as futuras gerações possam vir a usufruir de uma excelente qualidade de vida e de um planeta sustentável.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Fevereiro 2023 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28