×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

Ourique

Águas do Alentejo chega a acordo com regantes sobre barragem do Monte da Rocha

Regional 03 Nov. 2020

Foi acordado entre as Águas Públicas do Alentejo e a Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS) a comparticipação de ambas na gestão da albufeira do Monte da Rocha, no concelho de Ourique.

Águas Públicas do Alentejo e a Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS) anunciaram hoje um acordo sobre a comparticipação de ambas na gestão da albufeira do Monte da Rocha, no concelho de Ourique.

Monte da Rocha tem como principal propósito a rega de uma área de 3.683 hectares, no entanto, a campanha de rega desta albufeira foi cancelada em 2020 devido à seca, como noticiou a RC.

Segundo avançou à Lusa Francisco Narciso, presidente do conselho de administração da Águas Públicas do Alentejo, o acordo alcançado com a associação sediada em Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém (distrito de Setúbal), “põe termo a um contencioso de nove anos em torno do valor da comparticipação nos encargos com a albufeira do Monte da Rocha”.

“A divergência que havia era relativamente ao valor que caberia à parte urbana, digamos assim, na comparticipação das despesas com o empreendimento”, disse o presidente da AgdA, acrescentando tratar-se de um montante que “ultrapassa os 200 mil euros”.

Referente à falta de participações, “aquela estrutura tem um conjunto de encargos que têm de ser comparticipados por todas as entidades que a utilizam e, até agora, só a ARBCAS é que as comparticipava. Mas agora chegou-se a um acordo em que a AgdA regulariza os encargos que têm sido assumidos pela associação desde 2011 até ao momento”, acrescentou o presidente.

“Havendo um diferendo, dificilmente se fazem parcerias com entidades com quem estamos em conflito. Tudo isso pode agora ser feito, uma vez que chegámos a este entendimento”, concluiu Ilídio Martins.

Situada no concelho de Ourique, a albufeira do Monte da Rocha foi inaugurada em 11 de junho de 1972, sendo a primeira das obras da segunda fase do plano de rega do Alentejo a ser iniciada e concluída.

Além da rega para fins da agricultura, a água do Monte da Rocha tem como usos secundários o abastecimento público, o abastecimento industrial e até atividades recreativas. 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30