15 Ago. 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

NACIONAL

AJUDE Madalena da Câmara Pereira a encontrar um dador de medula óssea!

Regional Escrito por  29 Jun. 2022

Madalena da Câmara Pereira, filha do conhecido canto Nuno da Câmara Pereira, trava um batalha contra uma leucemia que lhe foi diagnosticada.

Numa publicação efetuada na sua página de instagram , Madalena da Câmara Pereira  faz um apelo e começa por contar a sua história "Sou a Madalena, quem me conhece trata-me por Laranjinha.
Tenho 45 anos, 2 filhas que adorava ver crescer e acompanhar. Em 2020 tive um cancro de mama o qual tratei com 6 meses de quimioterapia, cirurgia e radioterapia no IPO de Lisboa. Voltei a trabalhar e a fazer a minha vida normal. Em Abril de 2022 fui inesperada e novamente diagnosticada com Síndrome mielodisplásico, um nome feio e comprido para, por palavras simples dizer pré-leucemia aguda."

Nesta mesma publicação Madalena refere "tenho vindo a ser internada no IPO para fazer ciclos de quimioterapia para tratar e “ganhar tempo” até ao transplante de medula óssea, o único tratamento que salvará a minha vida.
Foi já estudada a compatibilidade entre os meus irmãos mas, infelizmente, nenhum é 100% compatível comigo. Sendo assim, já estou à espera de um dador de medula compatível no banco mundial de dadores de medula óssea.
A única compatibilidade que a unidade de transplante estuda e faz testes é entre irmãos. A restante família, amigos, conhecidos ou anónimos podem sempre ajudar na medida em que, ao tornarem-se dadores de medula, não só aumentam a probabilidade de arranjar alguém compatível comigo, como para outra pessoa numa situação idêntica à minha.
Quanto mais dadores, mais vidas salvamos."

Assim , Madalena faz o apelo "venho pedir que se dirijam a um posto móvel ou a qualquer outro hospital na lista em baixo para se inscreverem e, vai na curva, aproveitem também e deem sangue!!
A cada internamento que faço preciso de várias saquetas para transfusão de sangue e/ou plaquetas, não sonham a falta que faz nos hospitais em que há alturas em que têm mesmo de fazer o racionamento do sangue e das plaquetas pelos diversos doentes!!"

A filh a de Nuno da Câmara Pereira sublinha "Deem sangue e registem-se como dadores de medula óssea!! Mostrem que a solidariedade está no vosso sangue e salvem vidas!!"

Fonte/Foto: Instagram de Madalena da Câmara Pereira

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31