13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

ALANDROAL: Praia fluvial Azenhas d’El Rei já com Bandeira Azul antes de inaugurada!

Uma nova praia fluvial na zona da albufeira do Alqueva, a praia de Azenhas d’El Rei, no concelho de Alandroal (Évora), só vai ser inaugurada em junho, mas já foi galardoada com Bandeira Azul.

“É bastante gratificante vermos que, mesmo não estando aberta, mas com tudo o que já apresentámos [projeto de construção], vamos inaugurar a praia com a Bandeira Azul”, congratulou-se hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo.

A criação da praia fluvial, a mais recente área balnear nas margens do Alqueva, está situada perto da aldeia de Montejuntos e envolveu um um investimento de um milhão de euros.

Segundo o autarca, a praia vai estar dotada de um areal com uma extensão de 148 metros e, na outra margem da albufeira, “praticamente de frente”, já do lado espanhol, existe a praia fluvial de Cheles.

De acordo com João Grilo, a praia deverá ser inaugurada “entre o dia 01 e o dia 15 de junho”, altura em que arranca em Portugal a época balnear.

“É uma praia fluvial na mesma lógica das outras praias fluviais do Alqueva. Tem um enquadramento bastante bonito, ainda tem um pouco da ideia do rio Guadiana que passava naquela zona, apesar de a água estar agora mais elevada, e ainda tem uma envolvente bastante acolhedora e interessante”, explicou.

O espaço vai estar dotado de “todas as valências”, como um restaurante, bar, zonas de lazer, balneários, casas de banho, parque de merendas, ancoradouro e rampa de acesso aos barcos, estando ainda previsto um espaço para caravanas.

“Estamos ainda a fazer uma melhoria do acesso à praia, um caminho com cerca de três quilómetros”, de ligação a Montejuntos, “e isto significa que vamos investir mais 300 mil euros”, disse.

O investimento total no projeto, de um milhão de euros, foi financiado em 300 mil euros pelo Turismo de Portugal, cabendo a restante verba ao município.

Portugal conta este ano com 431 praias, marinas e embarcações galardoadas com Bandeira Azul, mais 32 do que em 2021, com um aumento de praias fluviais distinguidas com o galardão, anunciou na quinta-feira a Associação Bandeira Azul Europa (ABAE).

O anúncio foi feito no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em Cascais, no distrito de Lisboa, pelo presidente daquela associação, José Archer, que salientou, na cerimónia, que o número este ano “é quase 15 vezes superior ao número de há 25 anos”.

“Trinta e cinco anos depois do hastear da primeira Bandeira Azul, precisamente no concelho de Cascais, onde nos encontramos, vimos anunciar a atribuição das bandeiras azuis de 2022 a 393 praias, 18 marinas e 20 embarcações ecoturísticas, num total de 431 bandeiras azuis atribuídas”, disse José Archer.

Na próxima época balnear vão hastear a Bandeira Azul mais 21 praias, mais duas marinas e mais nove embarcações de ecoturismo do que no ano passado.

Populares