9.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alemanha retira Portugal dos Países de risco. Alentejo é uma das regiões consideradas “livres de risco”

A Alemanha retirou esta sexta-feira Portugal da lista de “países com elevada incidência de mutações do coronavírus, com efeitos a partir do próximo domingo”, indica o Ministério dos Negócios Estrangeiros português em comunicado.

No comunicado pode ler-se “O Governo da República Federal da Alemanha decidiu, hoje, retirar Portugal da sua lista de “países com elevada incidência de mutações do coronavírus”. Esta decisão põe fim à “proibição de transporte”, que vinha sendo aplicada a Portugal desde o dia 30 de janeiro e que impedia o transporte de pessoas a partir do nosso país, por via ferroviária, rodoviária, marítima ou aérea”

As viagens de Portugal para a Alemanha passam, assim, a ser novamente possíveis, sendo que a decisão começa a produzir efeitos às 00h01 do próximo domingo, dia 14 de março.

“Além de funcionar como um impedimento às viagens a partir de Portugal, esta categorização tinha como consequência, para os poucos casos excecionais em que era possível viajar para a Alemanha (residentes no país, por exemplo), a sujeição a um regime de duplo teste: antes da partida e à chegada à Alemanha, ao qual se somava a obrigação de cumprir quarentena, nos termos próprios do
Regulamento de cada Land (Estado federado)”, recorda o MNE.

Tudo isso muda então no domingo, dia a partir do qual as regiões dos  Açores, Alentejo, Centro e Norte passam a ser consieradas pelas autoridades alemãs como “livres de risco”.

Já as regiões da Madeira, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve passam a ser classificadas como “de risco” e para as quais vigora o seguinte: “Quem, com origem nestas regiões, viajar para a Alemanha, terá de apresentar prova de um teste negativo ao coronavirus durante as primeiras 48 horas após a entrada em território alemão e cumprir quarentena, nos termos próprios do Regulamento de cada Land. Estas exigências não se aplicam a quem, em proveniência daquelas regiões, apenas transite pela Alemanha, com destino a outro país”.

 

 

Populares