11.5 C
Vila Viçosa
Domingo, Novembro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo aposta na inovação e põe em marcha projeto para aumentar resiliência do montado e da vinha!

O Alentejo tem em marcha um projeto que tem como objetivo aumentar a resiliência do ecossistema de montado e da vinha.
O projeto chama-se BioMontado ejunta nesta iniciativa as Herdades de Coelheiros e do Mouchão,a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e a Universidade de Évora,.
Implementar áreas-piloto com boas práticas agrícolas e de recuperação ecológica é um dos objetivos principais do Projeto. Segundo João Barroso, coordenador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), e Carla Pinto Cruz, botânica e professora associada da Universidade de Évora , e de acordo com a informação avançada pela Ambiente Magazine, o projeto divide-se em quatro vertentes – “Conservação e incremento da qualidade e funcionalidade do solo; Melhoria do estado de conservação e restauro de habitats naturais; Promoção da conectividade na matriz do Montado em mosaico com a Vinha; e Capacitação e disseminação de conhecimento”.
Segundo a mesma fonte, trata-se da promoção de um conjunto de práticas que potencia um mecanismo imprescindível a qualquer sistema agrícola para a adaptação às alterações climáticas, a sua resiliência.
O BioMontado defende que os solos são “peça-chave” para garantir a sustentabilidade da agricultura e a produção de alimentos a longo prazo.

Leia a notícia completa em Ambiente Magazine

Populares