19.6 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo: descubra os oito locais escondidos

O Alentejo é seguramente uma das regiões portuguesas mais bonitas. Este destino apresenta-nos tudo o que se necessita para se ter uma estadia incrível. Facilmente se criam memórias imperdíveis no Alentejo, daquelas que irão perdurar por muitos anos, porque se tratam de vivências singulares, experiências maravilhosas.

Em vários destinos alentejanos encontram-se diversas qualidades, nomeadamente beleza natural, um património que ajuda a contar a história da região e de Portugal, uma gastronomia que é de comer e chorar por mais…

Por tudo isto, o Alentejo é um destino formidável para se visitar, perfeito para uma escapadinha. Reunimos algumas atrações imperdíveis, para que aproveite ao máximo a sua estadia. Fique a conhecer alguns dos lugares alentejanos mais fascinantes.

O primeiro local é freguesia de Brotas, no concelho de Mora. Este destino perfeito para uma escapadinha encontra-se presente numa elevação próxima do rio Divor. Por isso, apresenta um cenário mágico.

Entre os monumentos mais emblemáticos deste local, está a Igreja Matriz de Brotas. A Igreja de Nossa Senhora das Brotas, como também é conhecida, está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1956. O templo teve origem no século XVI. No entanto, este local já era local de peregrinação desde o século XV, devido à lenda do pastor

O segundo local é o Castelo de Noudar. O Castelo de Noudar é uma atração imperdível. A conclusão das obras desta fortaleza ocorreu em 1307, num contexto temporal em que se estava no reinado de D. Dinis. A sua localização era estratégica. O local foi escolhido devido à sua defesa natural.

A fortaleza medieval revelou ter um papel importante na defesa da fronteira do reino português. A proximidade com Castela fez com que o castelo fosse vital nos princípios do século XIV.

O terceiro local é o Castelo de Valongo. 

Esta fortaleza é frequentemente identificada como Castelo Real de Montoito. Esta construção é uma referência do Alentejo. O Castelo de Valongo situa-se na freguesia de Nossa Senhora de Machede.

Este castelo alentejano é uma das surpresas mais bem guardadas da zona rural do concelho de Évora. O Castelo Real de Montoito, nos arredores de Montoito, fica a caminho de Reguengos de Monsaraz.

O cenário em torno do castelo é incrível. No verão, as muralhas de granito do Castelo Real de Montoito parecem flutuar num mar de espigas de trigo. A construção deste castelo remonta a 1283.

O quarto local é o Convento de São Paulo. 

Este convento encontra-se presente na Serra d’Ossa. O Convento de São Paulo está situado entre Estremoz e Redondo. Esta construção revela-se uma verdadeira obra de arte e encontra-se perfeitamente conservada.

No Convento de São Paulo, destaca-se a presença de uma coleção de azulejos digna de uma galeria museológica. São 54 mil os azulejos que se encontram nas paredes do Convento. Há quem defenda que se trata da maior coleção privada de Portugal.

O quinto local é Juromenha. 

Esta antiga vila de fronteira destina-se a ser a nova pérola do Alentejo! Juromenha encontra-se presente na extremidade nordeste do município do Alandroal. Juromenha tem a freguesia de São Brás dos Matos como vizinha (a sul), nas proximidades. Podemos por ali encontrar os municípios de Vila Viçosa, Elvas e o Território de Olivença.

Juromenha tem vários pontos de interesse. A fortaleza abandonada de Juromenha é um deles. Esta construção é impressionante. Apresenta uma dignidade fantasmagórica. As origens desta fortaleza são muito antigas.

O sexto local é Messejana. 

Em dias de verão, podemos olhar para cima e contemplar um azul e branco, um céu com nuvens. Nesta vila encantadora, sentimos que estamos no céu, pelas cores. A Vila de Messejana apresenta-se nessas cores azul e branco. A sua beleza é verdadeiramente notável.

Esta vila tem muitas histórias que fazem querer saber mais sobre ela. Messejana é uma vila alentejana pintada em tons de azul e branco. Esta vila cativa todos os que a visitam pela sua beleza e pela simplicidade do interior alentejano. O calor das suas gentes é um dos muitos atrativos desta vila. A gastronomia local é outro ponto a favor da vila.

O sétimo local é Ouguela, no concelho de Campo Maior. 

Ouguela é uma aldeia pequena e apresenta poucos habitantes. Há menos de 100 pessoas a habitar esta aldeia.

O castelo de Ouguela é considerado o ex-libris da aldeia, uma atração local imperdível. Esta fortaleza tem muita história. O castelo é uma construção datada de 1300. Esta edificação serviu como uma das praças-fortes que defendia o Alto Alentejo das invasões castelhanas.

Por último, o oitavo local é Santa Clara-a-Velha. 

A freguesia Santa Clara-a-Velha foi integrada no concelho de Odemira no início do século XIX. Anteriormente, ela pertencia ao concelho de Ourique. Santa Clara-a-Velha chegou a integrar os vastos domínios da Ordem de Santiago de Espada.

A povoação de Santa Clara-a-Velha cresceu junto às terras férteis do vale do rio Mira. A sua paisagem predominante é a serra.

 

Fotos: NCultura

Leia a notícia completa em: NCultura

Populares