12 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo em projeto europeu de autoestradas prioritárias para carros autónomos

A Comissão Europeia, ministros da Europa e várias entidades da indústria, assinaram um acordo para a criação de corredores transfronteiriços de desenvolvimento da mobilidade autónoma.

Portugal encontra-se no acordo, entre as estradas onde se realizarão os primeiros testes para estradas ligadas e automatizadas, com dois eixos, Évora-Mérida (no corredor Lisboa-Madrid) e Porto-Vigo.

Os testes serão realizados nos corredores Portugal-Espanha supramencionados, e nos corredores Metz-Merzig-Luxemburgo, Roterdão-Antuérpia-Eindhoven, Nordic Way (Suécia-Filândia-Noruega) e E8 Aurora Borealis (corredor entre Tromsø na Noruega e a Oulu na Finlândia).

O acordo agora assinado, surge na sequência de uma carta de intenções assinada em junho do presente ano, por países da União Europeia, entre os quais Portugal, e do Espaço Económico Europeu, que definiu os princípios que possibilitarão a circulação em Portugal de veículos de mobilidade autónoma (sem condutor).

Entre outros pontos, esta carta visava o trabalho conjunto entre os 29 países assinantes, na definição de itinerários ou corredores transfronteiriços para a realização dos testes.

Juntamente com Portugal, esta Carta de Intenções foi assinada pela Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polónia, Roménia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça.

Neste sentido, surge o Gear 2030, um grupo de trabalho criado pela Comissão Europeia, que tem vindo a desenvolver análises e estudos para a automatização da mobilidade na Europa, no âmbito da utilização de carros ligados e carros autónomos. Estes trabalhos contemplam questões ambientais, de segurança e privacidade, sendo direcionados para áreas onde a Europa quer investir.

 

Populares