13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Alentejo Ensemble”: Cante alentejano contemporâneo que junta portugueses e franceses

Foto: JN

A 27 de Novembro de 2014 a UNESCO considerou o Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade. E o Património não está de costas para a contemporaneidade. Quem assegura isso é o novo álbum “Alentejo Ensemble” que leva o Cante Alentejano para fora das fronteiras. 

“Alentejo Ensemble” é o primeiro registo discográfico do Grupo de Cantadores de Paris, constituído por portugueses, franceses e outras nacionalidades, em colaboração com 16 artistas e grupos alentejanos de Serpa a Cuba.

Entre os convidados estão Pedro Mestre, o grupo Monda, mas também o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa. Este primeiro disco foi gravado em Serpa, com o apoio da autarquia e da Casa do Cante de Serpa, e vem acompanhado por um livro que, além das 19 modas interpretadas, inclui algumas explicações sobre o que é o cante alentejano em português e em francês.

Segundo avança a RFI, o trabalho foi lançado recentemente, dois anos depois de ter sido gravado e graças a uma campanha de financiamento participativo.

O Rancho de Cantadores de Paris nasceu, em 2016, com a criação de uma peça de teatro, “La Dernière Corrida” (“A Última Tourada”), da companhia Rêves Lucides.

Poderá ouvir aqui o trabalho dos “Cantadores de Paris”:

 

Populares